10 de março de 2007

PÁSCOA COM 2 EXPOSIÇÕES DE PINTURA: Júlio Pires no Centro Municipal de Cultura
e José Mouga nos Paços do Concelho

Depois de um interregno de praticamente um mês em Março a Páscoa vai trazer duas exposições simultâneas de pintura: Júlio Pires no Centro Municipal de Cultura e José Mouga no Átrio dos Paços do Concelho.
A exposição de Júlio Pires ficará patente até 31 de Maio e a de José Mouga decorrerá até ao dia 26 de Abril.

Júlio Pires
nasceu em Ílhavo a 30 de Outubro de 1964. É um autodidacta. Em 1987 frequentou um curso de desenho e pintura no Grupo A.C.V. na Fundação Calouste Gulbenkian, sob a direcção de Pedro Andrade. Foi pintor na Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre. É através da pintura que encontra a sua realização pessoal.
Por seu lado,
José Mouga nasceu em Viseu em 1942. Licenciado em Pintura pela ESBAP (C/ Louvor e Distinção- Prémio legado de Desenho Rodrigues Júnior). Residiu em Londres entre 1969 e 1976. Pós - Graduação em Pintura na St. Martin's School of Art (Londres) como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Director da Hoya Gallery, Londres, entre 1973 e 1976. Assistente de Pintura na Escola Politécnica de Newcastle - Upon – Tyne.Em 1976 regressa a Portugal. Foi vários anos membro do Conselho técnico da SNBA. Entre 1980-93 foi responsável pelo Departamento de Pintura no Arco e membro da Direcção.
Tem desde 1986 o título de Professor Agregado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Actualmente é Professor Efectivo de Educação Visual e Professor-Coordenador do Curso de Pintura e Desenho do Instituto de Artes e Ofício, da UAL.
Representado em vários museus nacionais e em colecções particulares estrangeiras e portuguesas, nomeadamente no Ministério da Cultura, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, fez desde 1963, um número substancial de exposições individuais e colectivas de Lisboa e Porto, ao Brasil e Reino Unido. Em Viseu expôs no Museu Grão Vasco, na Casa Museu Almeida Moreira e na "Galeria G". ©
NCV

Sem comentários: