12 de março de 2007

“Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore
no IPP em Portalegre a 21 de Março

Numa iniciativa do IPP - Instituto Politécnico de Portalegre, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Floresta, os interessados vão poder visionar o documentário de Al Gore “Uma Verdade Inconveniente” (ver trailler aqui), no Auditório dos Serviços Centrais, no próximo dia 21 de Março pelas 21 horas (entrada gratuita).
O ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, que recentemente esteve em Lisboa numa conferência “ao vivo” sobre o assunto, analisa e discute a questão do aquecimento global num documentário de cerca de hora e meia que foi vencedor de 2 Óscares.
O documentário apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
Trata-se sem dúvida de uma visão estarrecedora e importante da cruzada de um homem para travar o progresso letal do aquecimento global, esclarecendo muitos dos equívocos relacionados com a questão. Depois da derrota nas eleições de 2000, Al Gore voltou à sua luta para livrar o planeta de um destino catastrófico.
O documentário “Uma Verdade Inconveniente” divulga os argumentos persuasivos de Al Gore, que explicam que já não se pode tratar o aquecimento global como um problema político, mas sim como o maior desafio que se enfrentará neste século.
Para exemplificar sua tese, o documentário mostra cenas de um episódio da série animada Futurama (“Crimes of the Hot”, de 2002, em que Al Gore é um dos personagens e cujo roteiro foi co-assinado por sua filha, Kristen), além da superprodução O Dia Depois de Amanhã (2004), de Roland Emmerich. O filme também menciona recentes catástrofes, como o tsunami na Indonésia e o Katrina em Nova Orleans. A trilha sonora é assinada pelo guitarrista Michael Brook, e a canção principal, “I Need to Wake Up”, é da cantora Melissa Etheridge. © NCV

Sem comentários: