3 de março de 2007

VI Astrovide está marcado para a Lua Nova
de 14 de Julho na zona da Barragem














A sexta edição do Encontro de Astrónomos Amadores de Castelo de Vide vai realizar-se em 2007 no sábado dia 14 de Julho, de acordo com informação fornecida pelo seu principal dinamizador, o conhecido astrónomo local Acacio Lobo. O dia coincide com a "Lua Nova", pelo que, se o céu limpo ajudar, estaremos perante uma noite magnífica. Como se sabe, para haver observação celeste nocturna é necessário a lua estar "escondida".

As edições anteriores do Astrovide também aconteceram em sábados perto da "Lua Nova", pelas razões que já referimos. E todos eles tiveram lugar em Julho (o I no dia 20, o II a cinco, o III a 17, o IV a nove e no ano passado no primeiro do mês).
Como se sabe, para haver observação celeste nocturna é necessário a lua estar "escondida". E este 14 de Julho coincide com a "Lua Nova", pelo que, se o céu limpo ajudar, estaremos perante uma noite magnífica. As edições anteriores do Astrovide também aconteceram em sábados perto da "Lua Nova", pelas razões que já referimos. E todos eles tiveram lugar em Julho (o I no dia 20, o II a cinco, o III a 17, o IV a nove e no ano passado no primeiro do mês).

Evento concentrado na Barragem

Nesta VI edição vai haver algumas surpresas, segundo nos adiantou Acácio Lobo. De facto, a organização que é patrocinada pela Câmara Municipal, está a pensar em concentrar tudo na zona da Barragem de Póvoa e Meadas. Nos anos anteriores as sessões científicas têm tido lugar no Centro Cultural de Castelo de Vide, seguindo-se a observação nocturna na Albufeira da Póvoa (o ano transacto experimentou-se a zona do Menir da Meada, mas a experiência não agradou). Para tal, ser instalada uma cobertura onde decorrerão sessões de transmissão de conhecimentos, desta vez mais práticas. No locall haverá ainda áreas em que serão servidas refeições, de modo a permitir que as pessoas não se dispersem.

Durante a tarde de 14 de Julho terão lugar "workshops", por exemplo de desmontagens de telescópios, limpeza de lentes ou de outros exercícios parecidos. Enfim, o objectivo é fazer tocar o público nas peças usadas pelos astrónomos de modo a incutir um gosto especial aos participantes no Astrovide.

Observação extra

Acácio Lobo está a pensar uma outra iniciativa informal para projectar o Astrovide 2007. Será uma observação nocturna do céu na zona de Castelo de Vide, destinada a pessoas da região e também aos mais jovens. Tudo para tentar interessar as pessoas para os princípios básicos da Astronomia e para o interesse que tem a análise do céu que nos rodeia. © JRR/NCV

Sem comentários: