A OCRE apresentou o trabalho que desenvolve em Castelo de Vide e nos concelhos vizinhos do Norte Alentejano durante o recente Encontro “Deambulações Sobre a Solidão” que teve lugar no passado dia 17 de Maio na Fundação Caloutse Gulbenkian.
Olivier Poubaix e Tiago Malato integraram o painel sobre “Voluntariado e Cidadania: ponte entre gerações“. A mesa foi moderada por Maria Helena Cadete, do Departamento para a Política da Família e Promoção da Autonomia do Instituto de Segurança Social.
Partindo do diagnóstico local e das condicionantes regionais e nacionais, a OCRE apresentou a suas propostas, as acções que desenvolve bem como os estrangulamentos que actualmente sente no desempenho da sua Missão.
Foram referidas em particular às vantagens potenciais de comunidades com a dimensão de Castelo de Vide, as formas de “conjuntar o desenvolvimento com o sentido de pertença feito não só nas pessoas, mas também na “inclusão real” das instituições não governamentais por parte das entidades públicas, como estratégia de qualificação da acção local, da cidadania e das comunidades”. Falou-se igualmente do medo da mudança, dos gestores públicos da mudança e do exercício de poder pela inibição dos sinais de mudança. Este encontro, foi organizado pela Associação Coração Amarelo que tem como primeiro objectivo a Promoção de iniciativas que visem apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente as mais idosas. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário