30 de junho de 2007

Equipa de Sapadores Militares do distrito ficará baseada em Castelo de Vide


Castelo de Vide vai ser a base de localização de uma equipa de Sapadores Militares composta por 12 elementos que ficará afecta ao distrito de Portalegre, segundo foi anunciado durante uma reunião alargada de trabalho da Protecção Civil distrital.
Esta reunião de trabalho foi presidida pelo Governador Civil, Jaime Estorninho, tendo contado com a presença de membros da Comissão Distrital de Protecção Civil, Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e Associações de Produtores Florestais. Concluiu-se que desde o início do ano até à presente data houve menos incêndios rurais e menos área ardida, em comparação com a situação de 2006.
A origem dos incêndios
Foi efectuada a análise e o planeamento da situação operacional no Distrito, e ainda analisadas as principais causas de existência dos incêndios, tendo-se constatado que até à presente data o uso de máquinas agrícolas está na origem da generalidade dos incêndios ocorridos, sendo de referir que alguns foram provocados pela emissão de faúlhas na passagem de um comboio.
O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, o Plano de Gestão de Frotas e a instalação de meios de comunicações nas viaturas de combate a incêndios, foram outras situações analisadas.
Da prevenção à vigilância
Face às alterações climatéricas previstas para os próximos tempos - com o aumento da temperatura e diminuição dos índices de humidade - foi mesmo solicitado aos Gabinetes Técnicos Florestais a passagem de acções de silvicultura preventiva para acções de vigilância, e foi ainda constatada a necessidade de executar faixas de protecção junto a infra-estruturas da REFER e da EDP, pelo que estas empresas deverão ser contactadas para procederem à execução destas tarefas. © NCV

Sem comentários: