1 de junho de 2007

Instituto Politécnico de Portalegre
cria Centro de Línguas e Culturas

O Instituto Politécnico de Portalegre, em articulação entre a Escolas Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Educação (ESE) acaba de criar o Centro de Línguas e Culturas (CLIC), que opera no âmbito do ensino, divulgação e promoção das línguas, providenciando igualmente apoio académico e linguístico à comunidade em geral e às empresas e instituições.O CLIC apresenta duas valências complementares: CLIC Formação, com cursos e outros serviços nas instalações da ESSE, e CLIC Empresas, sedeado nas instalações da ESTG. Em ambos os casos pretende-se, essencialmente, criar um espaço de oferta de serviços à comunidade, assim como a alunos, funcionários e docentes do IPP, através da oferta de cursos regulares destinados ao público-alvo de cada uma das valências.
CLIC Formação

O CLIC Formação é prioritariamente dirigido a crianças, adolescentes e jovens dos Ensinos Básico e Secundário e também do Ensino Superior, que queiram reforçar competências adquiridas no ensino regular com aulas de Língua e Cultura Estrangeira. Os cursos, com uma estrutura curricular por níveis e estruturados de acordo com as recomendações do Conselho da Europa, nomeadamente pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) são leccionados por professores ingleses, franceses, alemães ou espanhóis, com uma ampla experiência de ensino e com formação científica e pedagógica adequadas.
Para aqueles que estiverem interessados é também oferecida preparação para exames de obtenção de diplomas internacionais.
Para os jovens e cidadãos activos oriundos de outros países é igualmente proposta a possibilidade de formação em Português Língua Estrangeira ou Segunda Língua, para além da possibilidade de frequentar, também em Português, Oficinas de Escrita Funcional ou de Escrita Criativa.

CLIC Empresas

Por seu lado, o CLIC Empresas está vocacionado para responder às exigências específicas do meio empresarial, através de cursos em grupo e individuais, sempre personalizados através de um programa específico desenvolvido conforme as áreas de interesse de cada formando, incluindo vocabulário, temas e técnicas relevantes no âmbito de cada área específica.
Os conteúdos, a carga horária e duração de cada curso são estabelecidos em conformidade com as necessidades e os objectivos de cada empresa.
Com possibilidade de frequentar cursos em Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Português para Estrangeiros, os formandos disporão de um corpo
docente altamente qualificado, constituído por nativos e bilingues, com conhecimentos linguísticos profundos, aliados quer a conhecimentos específicos quer ao conhecimento da realidade empresarial. Durante a frequência dos cursos, é assegurada a análise das competências necessárias para os formandos individualmente considerados ou para a respectiva empresa, a realização de diagnósticos de necessidades de formação, a concepção de conteúdos específicos e a avaliação dos progressos na aprendizagem. © NCV

Sem comentários: