22 de junho de 2007

Oportunidades no Mundo Rural:
OCRE candidata projecto especial à Agência Educação e Cultura da União Europeia

A OCRE candidatou-se a um projecto especial junto da Agência Educação e Cultura da União Europeia na área das "Oportunidades no Mundo Rural".
A Associação com sede em Castelo de Vide propõe-se levar a cabo uma acção partilhada entre 5 comunidades em espaço rural do Uruguai, Argentina, Espanha e Portugal (Castelo de Vide).
O objectivo é juntar técnicos, políticos e jovens empreendedores numa reflexão conjunta, aproximando experiências reversíveis de forma apropriada em oportunidades de emprego e desenvolvimento social.
O chamado espaço rural tem vindo a sofrer nos últimos 20 anos alterações nas formas e funções que o caracterizam em particular as inerentes ao mundo agrícola.
O trabalho culminará com um seminário internacional com técnicos, políticos e empreendedores destes cinco países em Castelo de Vide.
Interessada pelas questões do Desenvolvimento Comunitário em áreas rurais de pequena dimensão, a OCRE propõe à Comunidade Europeia um projecto especial que junta cinco comunidades rurais, de origens e tipos económicos, culturais e sociais distintos. Pretende-se conhecer e reverter práticas inovadoras entre os seus parceiros.
Uma pequena vila dos Pirinéus que faz do lazer de ar livre e dos produtos tradicionais uma mais valia para o emprego, uma pequena aldeia da Extremadura Espanhola com uma Universidade Popular montada de raiz por jovens madrilenos e que trabalha em conjunto com o sector público, nomeadamente ao nível dos Ayuntamentos, uma vila do Uruguai, que trabalha com inovação em espaço rural, caracterizada pela expressão juvenil e outra na Argentina, conhecida pelo trabalho dos seus jovens empreendedores, são os parceiros deste projecto dirigido pela OCRE. © NCV


Sem comentários: