3 de junho de 2007

Rede Europeia Turismo de Aldeia premiada pela Organização Mundial de Turismo

A Rede Europeia de Turismo de Aldeia, um projecto coordenado pela Região de Turismo de Évora e que envolve 14 aldeias do Alentejo, recebeu o Prémio Ulysses de Inovação, da Organização Mundial do Turismo (OMT).
O prémio, entregue numa cerimónia em Madrid, é o primeiro do género a premiar uma entidade portuguesa, reconhecendo uma iniciativa portuguesa que se alargou a vários países europeus, nomeadamente à Itália, Roménia, Polónia e Finlândia.
No Alentejo, a Rede, coordenada pela Região de Turismo de Évora, criou um conjunto de "Percursos do Turismo do Imaginário", que integra todas as actividades de animação ligadas aos mitos, lendas, cultos e histórias das regiões e aldeias. A Rede integra já 50 aldeias em toda a Europa e é detentora de uma marca própria - "Genuineland - Europe Unseen".

Amieira do Tejo, Flor da Rosa, Porto da Espada, Alegrete…

No passado dia 28 de Maio foi já criada em Évora uma associação que reunirá a componente portuguesa da rede internacional, prevendo-se que associações idênticas nasçam proximamente nos outros países envolvidos no projecto.

Actualmente participam no projecto as aldeias alentejanas de Amieira do Tejo (Nisa); Escoural (Montemor-o-Novo); Évoramonte (Estremoz); Flor da Rosa (Crato); Hortinhas (Alandroal); Pias (Serpa); Porto da Espada (Marvão) e Telheiro (Reguengos de Monsaraz).

Integram ainda a rede as aldeias de Santa Susana (Alcácer do Sal); São Cristóvão (Montemor-o-Novo); São Gregório (Borba); Terena (Alandroal); Juromenha (Alandroal) e Alegrete (Portalegre). © NCV

Sem comentários: