5 de junho de 2007

Um castelovidense
entre os "canarinhos" de Portalegre

O combate aos fogos florestais conta já com a acção especial da Companhia Nacional de Canarinhos, entidade que está sob a alçada da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e que em 2007 se estreia nas regiões de Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Guarda.
Estas forças foram criadas há cerca de dois anos mas só agora se estendem a esta zona interior de Portugal, sendo que já estavam activas noutras regiões e no futuro se irão alargar a outras áreas do país.
Ao que sabemos os Canarinhos portalegrenses estão activos desde o final de Maio. São ao todo 30 os elementos desta força especial de que tem sede no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portalegre. Isto até que, em meados do Verão, estejam prontas as novas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro – CDOS, situada na Zona Industrial da Capital de Distrito, e que os “Canarinhos” irão passar a ocupar.
Companhia escalada por turnos
Segundo apurámos, destes 30 elementos um é do sexo feminino e outro um ex-bombeiro da corporação castelovidense - de seu nome Mário Moura - que se inscreveu, prestou provas e foi seleccionado, tendo obtido depois intensa formação, conjuntamente com os colegas, tanto na Lousã como em Santa Comba Dão.
A Companhia trabalha por turnos, com oito elementos sempre escalonados e que terão a seu cargo, entre outros serviços, a intervenção a partir do helicóptero estacionado desde um de Junho em Portalegre. Na cidade já vimos mesmo uma viatura amarela dos Canarinhos mas, ao que parece, outros veículos da mesma cor estão a equipar a força aqui estacionada.
Na apresentação dos Canarinhos em Portalegre usou da palavra o nosso conterrâneo Luís Belo Costa, na sua qualidade de Comandante Operacional das Operações de Socorro no Distrito de Portalegre, e que se referiu à mais valia que representa esta Companhia, dando sinais de incentivo aos seus elementos. © JRR/NCV

Sem comentários: