28 de julho de 2007

Arquitecto Manuel Tierno Bagulho desconhece obras na Igreja de Póvoa e Meadas

O arquitecto Manuel Tierno Bagulho, autor do projecto da Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Igreja Matriz de Póvoa e Meadas, contactado pelo NCV, confirmou não ter sido contactado e desconhecer completamente a “obra” de acrescento de uma rampa de acesso que ali está em curso.
A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi construída em meados dos anos sessenta e em termos arquitectónicos foi considerada “um projecto inovador e muito bem conseguido”.
Na altura era pároco da Freguesia o então padre Isidro de Oliveira e foi considerado pelos especialistas que a velha Matriz que existia no local “não tinha valor arquitectónico e que a Póvoa tinha mais a lucrar com a construção de um templo novo”.
Várias pessoas de Póvoa e Meadas defenderam a construção da nova Igreja, incluindo os filhos do conhecido pintor Jaime Martins Barata, que indicaram o arquitecto Manuel Tierno Bagulho para fazer o projecto.
Quem custeou a obra da Igreja de Nossa Senhora da Graça foi Henriqueta Fragoso, uma benemérita da Freguesia. O novo templo foi inaugurado a 12 de Maio de 1968, pelo que para o ano se assinala o seu 40º aniversário. © NCV
Na foto pode ver-se o pequeno muro original exterior, com pilares e pedras de granito na parte superior, que foi subsitituido pelo betão.

Sem comentários: