17 de julho de 2007

Festival de Teatro Clássico de Mérida disponibiliza página Web em português


A página web do Festival de Teatro Clássico de Mérida, www.festivaldemerida.es, já pode ser consultada em versão portuguesa. A tradução da programação completa da 53ª edição para português é uma das linhas de acção que se enquadra dentro da filosofia de aproximação a Portugal que, desde há uns anos caracteriza o prestigiado certame emeritense.

Esta tradução reconhece que Portugal é um dos países que, devido à vizinhança e à relação histórica, apresenta uma maior procura de informação sobre o Festival, especialmente sobre como e onde adquirir os bilhetes de entrada, para além dos conteúdos específicos da programação.
Como dado significativo, é de destacar que em 2006 a referida página registou mais de 122.000 visitas, das quais 30.000 corresponderam ao mês de Julho, enquanto que durante os primeiros seis meses do ano de 2007, foi consultada por mais de 50.000 pessoas. Por outro lado, para além deste idioma, a página web proporciona também informação em inglês, devido às solicitações recebidas de países de influência anglo-saxã.
Participação do Chapitô em teatro
Entretanto, a programação desta 53ª ediçaõ do Festival inclui a participação portuguesa da Companhia do Chapitô, com a obra “O grande criador”. Serão três actores portugueses que vão actuar na Alcazaba, no próximo dia 27 de Julho, com uma obra que narra as origens da Humanidade e do cristianismo.
A particularidade reside em que os textos serão em espanhol uma vez qwue foram espanhóis os que mais viram esta representação, com uma tournée que, nos últimos meses, incluiu mais de 30 representações por todo o país.
O Chapitô é uma asociação cultural que foi fundada por Teresa Ricou, e que entre os seus objectivos, pretende conseguir a integração de jovens desfavorecidos através das artes do espectáculo, como são o circo, a dança, o teatro ou as criações multimédia. © NCV

Sem comentários: