19 de julho de 2007

Água é tema da primeira edição da Nisartes

Substituindo a antiga Feira de Artesanato e Gastronomia, certame interrompido em 2006, a Câmara Municipal de Nisa abre este ano uma nova etapa na promoção das Artes Tradicionais do concelho, com a criação da “Nisartes’2007”, que se concretiza de 27 a 31 de Julho próximo. O certame visa a promoção do artesanato e dos produtos tradicionais do concelho, atrair visitantes e contribuir para o desenvolvimento continuado de Nisa, através da vertente da oferta turística, e terá lugar na Zona de Actividades Económicas de Nisa, num recinto de aproximadamente um hectare, com 2/3 de área coberta, a cerca de 1km da vila.
Presenças nacionais e internacionais

Na sua estreia, com 180 stands, o certame aposta na representação do artesanato mais significativo de todas as regiões de Portugal e muito em especial do artesanato e dos produtos tradicionais de Nisa. No campo das presenças internacionais, os visitantes poderão ficar a conhecer melhor as artes tradicionais de países geográfica e culturalmente tão díspares como sejam o Senegal, Peru, Equador, Marrocos, Quénia, Espanha, Nepal, Rússia e Brasil.
Componente gastronómica

A Nisartes’2007 terá também uma componente gastronómica, através de 11 restaurantes que proporcionarão aos visitantes ementas com pratos tradicionais do país e da região, petiscos, doces, vinhos, enchidos e o afamado queijo de Nisa. Para quem aprecia sabores mais tropicais, o certame contará ainda com um restaurante de rodízio brasileiro e uma “tasquinha” de caipirinhas, que surgem aliadas à banca de artesanato do nosso “país-irmão”.

Animação musical variada

Durante os cinco dias da feira será também apresentado um diversificado programa de animação para diferentes tipos de público. Paulo Gonzo, Tânia Mara, Blasted Mechanism, The Gift e Tony Carreira são cabeças de cartaz no palco principal, secundados pela blues band Jellyroll, Mercado Negro, Sam The Kid, Norton e a Banda Cheiro do Brasil. Ao longo de todo o certame, sets de DJ’s fecharão a animação do recinto, aberto até às quatro da manhã.

Riqueza e diversidade

Aliando o contemporâneo ao tradicional, um dos palcos da Nisartes’2007 dará espaço – e voz – a fados, bandas filarmónicas e grupos etnográficos e folclóricos da região de Nisa, com actuações às 19h00 e 21h00, contribuindo assim para a riqueza e diversidade do certame. O colectivo Artelier, especializado em teatro de rua, terá a seu cargo, todos os dias e a várias horas, a animação dos espaços públicos no recinto da feira.

Bilhetes mais baratos até dia 25

Os bilhetes já estão à venda e podem ser comprados em todas as juntas de freguesia do concelho de Nisa, no Posto de Turismo de Nisa, no Cineteatro Municipal, na Biblioteca Municipal e na Loja do Munícipe. Os bilhetes para os 5 dias custam 7,5 Euros (até dia 25) e depois 10 Euros (apenas nas bilheteiras locais).
© NCV

Sem comentários: