22 de julho de 2007

Nuno Santana à frente de Susana Bicho
no concurso para arquitecto municipal

O arquitecto Nuno Santana foi classificado em primeiro lugar no concurso para um segundo lugar de arquitecto municipal, com uma classificação final de 18,46%, à frente da arquitecta Susana Bicho, que obteve 17,36 valores. Deverá assim ocupar brevemente este lugar a tempo inteiro, a princípio na qualidade de estagiário pelo menos pelo período de um ano, de acordo com os termos do concurso.
Concorreram 26 profissionais, mas só metade destes concluiu o processo, num concurso a cujo júri presuidiu a vereadora Ana Júlia Magro e que teve como vogais os arquitectos Maria José Ferreira (Câmara Municipal de Elvas) e António José Realinho (Serviços de Portalegre da CCDRA).

Mais uma vez terá sido determinante a questão da entrevista profissional, tendo Nuno Santana suplantado Susana Bicho nas classificações da “motivação e interesse para o lugar” e de “capacidade de argumentação”. Nas chamadas “observações” Nuno Santana foi considerado com “bons conhecimentos em licenciamento” e “com forte motivação”, mas em relação a Susana Bicho apenas é mencionada “motivação vocacionada para a recuperação e valorização do património” sem qualquer menção à área do licenciamento.

Recorda-se que Susana Bicho – licenciada em 1993, actualmente com 37 anos e a viver em Castelo de Vide há nove anos - também tem experiência em licenciamento (que não terá sido considerada), a sua tese de mestrado é sobre a Judiaria de Castelo de Vide, esteve integrada na equipa do Plano de Pormenor de Castelo de Vide e coordenou mesmo os Planos de Borba e de Marvão.
Por seu lado, Nuno Santana tem 31 anos e colabora com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, primeiro no projecto "Luta Contra a Pobreza" e depois - desde 2003 - como contratado em regime de prestação de serviços; este é o segundo concurso a que concorre para conseguir o lugar na Autarquia. Vive em Portalegre onde até agora tem trabalhado também como profissional liberal num atelier que partilha com a arquitecta Tânia Santana, dos quadros da Câmara Municipal daquela cidade.
Castelo de Vide pasa assim a ter preenchidos pela primeira vez os 2 lugares de arquitecto municipal previstos nos seus quadros, o que nunca até agora timnha acontecido por óbvias razões orçamentais e de gestão de recursoso humanos.
Recorda-se que, como o NCV noticiou (vd notícias mais recentes AQUI e AQUI), imediatamente antes da abertura dste segundo concurso, o arquitecto Luis Pedro Cruz anunciou o final da sua requisição e o consequente regresso ao seu lugar no quadro da Câmara Municipal de Castelo de Vide. © NCV

Sem comentários: