15 de agosto de 2007

Rabinos israelita e brasileiro visitam Sinagoga
e pedem “protecção divina”
para João Cunha e António Pita

Castelo de Vide foi visitada no dia 12 de Agosto por três personalidades judias: Joseph Sholum, um rabino considerado o "papa" dos judeus messiânicos de Israel (os mais moderados, que acreditam nos evangelhos e são encarados pelos ortodoxos como quase cristãos), um auxiliar deste rabino, e ainda o rabino de Belo Horizonte, Miranda Guimarães, também presidente da Associação de Judeus Brasileiros descendentes dos perseguidos da Inquisição.
Foram recebidos pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, António Pita, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O autarca estava acompanhado por João Cunha e por Carolino Tapadejo, que por estar em convalescença de uma intervenção cirúrgica recente à coluna, não acompanhou a visita que se seguiu.
Já na Sinagoga, foi o auxiliar do rabi de Jerusalém que fez uma prece a pedir a protecção divina para o local, lembrados todos quantos ali oraram e quantos sofreram perseguições, terminando com um uma saudação a todos em espírito de comunhão inter-religiosa.
Dentro dos hábitos judaicos, foi depois pedida a protecção divina também para João Cunha e António Pita, como as fotos documentam. © NCVFotos © M.Isaac/Alto Alentejo

Sem comentários: