21 de setembro de 2007

"Al Mossassa": Festival Islâmico de Marvão regressa de 5 a 7 de Outubro

O Festival Islâmico de Marvão regressa, na sua segunda edição, nos dias 5 a 7 de Outubro, depois de se realizar em Badajoz nos dias 24 a 30 de Setembro. “Duas localidades, uma história comum”.
Sabia que Ibn-Marwan, o fundador de Marvão (que acolheu o seu nome) foi também o fundador de Badajoz?” É verdade e é esta forte ligação histórica que fundamenta a realização conjunta da “Al Mossassa” (A Fundação, em árabe) “que celebra a raiz islâmica comum das duas localidades irmãs”, conforme reza o comunicado distribuído pela Autarquia marvenense.
Regressa assim um dos eventos mais inovadores e de maior sucesso do ano passado, com o seu “Mercado das 3 Culturas” que reconstitui a ambiência das vendas dessa época e nos deslumbra num espaço aberto à imaginação e à história. Malabaristas e pedintes, vendilhões e bailarinas, encantadores de serpentes, músicos e falcoeiros esperam por si.
“Mercado das 3 Culturas”
No “Mercado das 3 Culturas” poderá encontrar “mais de 60 pontos de venda do melhor artesanato de cariz islâmico, diversos pontos de alimentação, exposição permanente de aves, passeios de burro e quinta com animais exóticos e do campo”.
No segundo dia do festival islâmico, terá lugar a conferência “Dança Oriental vs Dança do Ventre – Origens, mitos e tabus”, pela Professora Denise de Carvalho, seguida de um “workshop” gratuito de Dança Oriental aberto a todas as interessadas. Os interssados poderão ainda aproveitar para assistir a uma exposição de falcoaria, beber um chá árabe e deliciar-se com os “kebabs” e os crepes enquanto se assiste a um espectáculo de serpentes. À noite, será tempo para o projecto “Mirsalah” expor o fascínio das mil e uma noites.
Porco assado na Tenda dos Cristãos
O domingo é o último dia “para desfrutar dos ares exóticos que invadem Marvão por estes dias”. O comunicado da Autarquia sugere aos visitantes “compras no artesanato islâmico que seleccionamos para si”. “Perca-se por entre os tecidos e túnicas, os tapetes e as lâmpadas orientais, os brinquedos de madeira, as peles e os cabedais, as pedras e as pratas, as pulseiras e os brincos, as tâmaras e os torrões. Prove o porco assado na Tenda dos Cristãos, deixe que lhe leiam a sina e experimente as massagens orientais. Passeie de burro, admire os animais exóticos da quinta e assista ao desfile de encerramento com todos os protagonistas. Feche com chave de ouro este festival inesquecível”.
© NCV

Sem comentários: