14 de setembro de 2007

Task Force sobre a Prevenção dos Incêndios
reuniu esta semana em Nisa

Nisa foi esta semana o concelho escolhido para a reunião da task force sobre prevenção de incêndios, que foi presidida pelo Governador Civil, e contou com a participação de representantes da autarquia anfitriã (entre eles a própria Presidente da Câmara Municipal de Nisa), Gabinete Técnico de Protecção Civil do Município de Nisa, e ainda do CDOS, GNR, PNSSM, PSP, DGRF.
24 incêndios de 6 a 12 de Setembro
Na última semana (de 6 a 12 de Setembro) deflagraram no Distrito 24 incêndios, que perfazem uma área ardida de 8,1367 hectares. Comparando as estatísticas em períodos homólogos de 2006 e 2007, o Governo Civil salienta “mais uma vez, a diminuição quer do número de incêndios, quer da área ardida” e também a “ boa coordenação e empenhamento de todos os responsáveis”. Mas adianta que “isto não chega!” e chama a atençãop para que “não pode o cidadão em momento algum desresponsabilizar-se dos seus actos porque esta prevenção passa por todos, constitui uma questão de cidadania, imprescindível para contrariar a tendência contemporânea para a fragmentação das sociedades”.
Prevenção é vital
A prevenção de incêndios florestais, pela sua vital importância para o País, até como factor de desenvolvimento rural, envolve hoje responsabilidades transversais a todo o Governo, às autarquias e aos cidadãos.
Acresce que essa prevenção tem de ser hoje compreendida numa perspectiva integrada, abrangendo a segurança ambiental, a segurança dos cidadãos e dos seus bens, às vezes resultantes do esforço de uma vida inteira.
É com este objectivo que reúne semanalmente este Grupo de Trabalho Permanente da Task Force - Comissão Distrital de Protecção Civil no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios. © NCV

Sem comentários: