Mais de meia centena de pessoas participaram no terceiro e quartos fóruns; no âmbito das agendas 21 Local, nos quais foram debatidos dois temas: “Educação, Formação, Qualificação das Pessoas para a Vida Activa e Empreendorismo” e “Apoio ao Tecido empresarial e Melhorar a Competitividade”.
A segunda jornada dos Fóruns seguiu o mesmo formato da primeira edição, com apresentação dos temas em debate por parte de Prof. João Farinha da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade nova de Lisboa, seguido da votação de potenciais temas motores de desenvolvimento dentro das temáticas principais, por fim procedeu à criação de grupos de trabalho afim de gerar ideias para desenvolvimento de projectos prioritários que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região Norte Alentejana.
Os temas mais votados dentro das temáticas principais foram, dentro da temática da educação, a qualificação das pessoas para a vida activa, as redes de ensino/formação (escolas, universidades, politécnicos, etc.) e a articulação entre escolas e empresas locais.
Dentro da temática do apoio ao tecido empresarial surgiram as parcerias público/privadas e o empreendedorismo, pólos e centros tecnológicos e criação de incentivos à implementação de novas empresas.
De entre os projectos apresentados salienta-se a criação de parcerias público/privadas para divulgação de produtos tradicionais; desenvolvimento da formação em função da procura; auscultação de necessidades formativas nas empresas; criação e desenvolvimento de protocolos entre instituições de educação e formação e realização de acções de marketing junto da população com o objectivo de valorizar o conhecimento e formação.
Mais uma vez a formação e qualificação dos recursos humanos foi um dos temas considerados de maior relevância para um desenvolvimento sustentável, assim como o incentivo ao empreendedorismo que é fundamental para reverter a perda de população jovem e em idade activa e a debilidade económica da região. © NCV
Os temas mais votados dentro das temáticas principais foram, dentro da temática da educação, a qualificação das pessoas para a vida activa, as redes de ensino/formação (escolas, universidades, politécnicos, etc.) e a articulação entre escolas e empresas locais.
Dentro da temática do apoio ao tecido empresarial surgiram as parcerias público/privadas e o empreendedorismo, pólos e centros tecnológicos e criação de incentivos à implementação de novas empresas.
De entre os projectos apresentados salienta-se a criação de parcerias público/privadas para divulgação de produtos tradicionais; desenvolvimento da formação em função da procura; auscultação de necessidades formativas nas empresas; criação e desenvolvimento de protocolos entre instituições de educação e formação e realização de acções de marketing junto da população com o objectivo de valorizar o conhecimento e formação.
Mais uma vez a formação e qualificação dos recursos humanos foi um dos temas considerados de maior relevância para um desenvolvimento sustentável, assim como o incentivo ao empreendedorismo que é fundamental para reverter a perda de população jovem e em idade activa e a debilidade económica da região. © NCV
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