16 de outubro de 2007

Lince ibérico poderá estar de novo
de regresso a São Mamede no ano de 2011 ?

O lince ibérico poderá estar de volta a Nisa e à serra de São Mamede no ano de 2011. Tal é o que consta do plano de acção de repovoamento acordado entre Portugal e Espanha, nos termos do qual vão ser cedidos casais de linces do Parque Doñana ao futuro centro de reprodução em cativeiro de Silves, no Algarve.

O lince-ibérico (Lynx pardinus), também conhecido pelos nomes populares de cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo e gato-lince é o felino mais difícil de se reproduzir em cativeiro. E o mais ameaçado do mundo. Este mamífero é uma das 33 espécies de felinos em todo o mundo.

Apenas existem cerca de cem linces ibéricos em toda a Península Ibérica. Aparentemente encontra-se extinto em Portugal, tendo habitado, entre outros locais Nisa e a Serra de São Mamede.

Segundo refere o site ciberia.aeiou, resultante de um acordo firmado entre os ministros do Ambiente português e espanhol, o futuro centro de reprodução de linces em Silves, no Algarve, vai receber alguns casais de linces nascidos no parque nacional de Doñana, situado no país vizinho. Em 2009, Espanha irá ceder casais de linces ao futuro centro de reprodução em cativeiro de Silves, no Algarve.

A parceria luso-espanhola é assim um passo em frente no sentido de preservar um dos felinos mais ameaçados do mundo.

O plano de acção inclui ainda repovoar, em 2011, quatro regiões portuguesas (as serras da Malcata, Nisa e São Mamede, o vale do Guadiana, Odemira e Vale do Sado). Como se vê, a nossa região vai ajudar a salvar o Lince, com todas as consequências positivas que daqui resultarão. © JRR/NCV

Sem comentários: