8 de dezembro de 2007

Património Arquitectónico Transfronteiriço Extremadura - Alentejo em seminário

A Universidade de Évora e a Associação de Municípios do Norte Alentejano promovem o Seminário de Encerramento da primeira Fase do Projecto Partexal; será no próximo dia 13 de Dezembro no Museu da Tapeçaria Guy Fino de Portalegre, e durante a iniciativa vai ser efectuado um ponto de situação das actividades realizadas no âmbito do projecto.
Através do projecto PARTEXAL são abordados os recursos edificados das zonas rurais transfronteiriças, ou seja, o que classificamos como património arquitectónico transfronteiriço, como por exemplo, pontes, fornos, adegas, chaminés, estábulos, moinhos, fontes, celeiros, etc.

Património arquitectónico rural

Neste contexto, o objectivo principal deste projecto é iniciar uma linha de investigação e valorização do património arquitectónico rural, como contributo para o desenvolvimento social, económico e turístico das zonas rurais e para reforçar os elementos de identidade da população transfronteiriça.
O “Ponto da situação referente ao Guia e Inventário do Património Rural do Norte Alentejano” será feito por Ana Roldão, da AMNA, e a “Abordagem multidisciplinar do tema” estará a cargo de diversas personalidades, nomeadamente de três professores da Universidade de Évora (Eduardo Figueira, Francisco Ramos e João Brigola) e de Domingos Bucho, do IPP-Instituto Politécnico de Portalegre. © NCV

Sem comentários: