21 de dezembro de 2007

Vai ser editado no início de 2008 um guia
do Património Rural Transfronteiriço

A AMNA acaba de anunciar que vai editar, já no início do próximo ano, um guia com 20 elementos do Património Arquitectónico Rural de cada um dos 15 municípios do Norte Alentejano.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto Património Rural Transfronteiriço Extremadura – Alentejo (PARTEXAL), iniciado em 2006 em parceria com a Universidade de Évora e os serviços de Desenvolvimento Rural da Junta da Extremadura.
Inventário dos recursos edificados
O grande objectivo desta iniciativa assenta numa abordagem aos recursos edificados nas zonas rurais do território abrangido que muitas vezes são subvalorizados e mantidos no anonimato, consequência da inexistência ou desconhecimento de inventários sobre o Património Arquitectónico Transfronteiriço.
No seminário de encerramento da primeira fase do projecto PARTEXAL, realizado no passado dia 13 de Dezembro, foi revelado o lançamento deste guia no qual será incluído um levantamento de diversos elementos, destacando-se os de cariz religioso (conventos, igrejas, capelas, ermidas); civil (fontes, pontes, fornos, moinhos) e arqueológico (antas, menires, etc.).
Preservação do património
Neste contexto, a AMNA e os seus parceiros do projecto pretendem, através desta medida, sensibilizar as pessoas para a preservação do património arquitectónico transfronteiriço e dar a conhecer, não só aos visitantes mas também à população local, estes recursos muitas vezes esquecidos e pouco divulgados mas não menos importantes.
Reforçar elementos de identidade
Contribuir para o desenvolvimento social, económico e turístico das zonas rurais transfronteiriças e reforçar os elementos de identidade da população da região foram os principais factores que motivaram as várias entidades a desenvolver o PARTEXAL e, consequentemente, a lançar este guia que, aliado a uma base de dados já criada com o levantamento do património distrital, será um contributo indispensável na planificação e coordenação de iniciativas locais para proteger e reabilitar o património rural da região. © NCV

Sem comentários: