10 de janeiro de 2008

D. José Alves nomeado Arcebispo de Évora
- Portalegre e Castelo Branco fica sem bispo

O bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. José Sanches Alves, foi nomeado novo arcebispo de Évora, substituindo D. Maurílio Gouveia, segundo anunciou a Nunciatura Apostólica. A sua posse está marcada para o dia 17 de Fevereiro.
A diocese de Portalegre e Castelo Branco fica assim sem bispo, uma vez que ainda não foi anunciado quem será o seu substituto. Por enquanto, D. José Alves assegura a "administração apostólica", enquanto decorrem os procedimentos habituais de escolha do um novo prelado, com audição de pessoas e instituições, já a partir da próxima semana.
D. José Sanches Alves, estava à frente da diocese de Portalegre-Castelo Branco desde há quase quatro anos, e regressa agora às suas origens religiosas, uma vez que foi ordenado sacerdote na Catedral de Évora em 1966. No ano de 1998 recebeu a ordenação episcopal e foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa, onde se manteve até 2004, tendo sido vigário geral e moderador da Cúria.
Em Abril de 2004 foi nomeado titular da diocese de Portalegre-Castelo Branco e desde 2002 preside à Comissão Episcopal de Acção Social e Caritativa.
Natural de Lageosa (Sabugal, distrito da Guarda), D. José Sanches Alves tem 66 anos e durante quase 30 anos desempenhou várias funções e cargos na diocese eborense, tendo sido reitor do Seminário Maior, coordenador diocesano da Pastoral, presidente do Cabido da catedral e vigário da diocese, entre 1988 e 1998. © NCV

Sem comentários: