14 de janeiro de 2008

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

“Oitavário” decorre entre 18 e 25 de Janeiro
O Boletim Paroquial desta semana é dedicado ao “oitavário”, explicado como “uma campanha ecuménica de oração pela unidade dos cristãos” que decorrerá entre 18 e 25 de Janeiro.
“Hoje há um movimento ecuménico que pretende unir todos os que professam a mesma fé em Jesus Cristo e receberam o mesmo baptismo. Daí o sentido do oitavário de 18 a 25 de Janeiro”.

Mudança de Bispo
“Oxalá que a Diocese não fique muito tempo agregada a Évora” – considera-se no Boletim Paroquial desta semana sobre a nomeação de D. José Alves como Arcebispo de Évora.
“O nosso Bispo, por decisão do Papa, foi nomeado Arcebispo de Évora e vai tomar posse no dia 17 de Fevereiro. Ainda não sabemos quem virá substituí-lo”. Para já D. José passa a ser Arcebispo de Évora e Administrador Apostólico da Diocese de Portalegre”.
Outras exposições na Matriz ?

A Paróquia está a estudar a possibilidade de realizar “outras exposições semelhantes” à de “alfaias litúrgicas” que tem estado presente na Igreja Matriz com bastante êxito, de acordo com a última edição do Boletim Paroquial.

Ofertórios em 2007
Os ofertórios de todas as missas realizadas em Castelo de Vide durante o ano de 2007 renderam 7 491,31 Euros, segundo dados divulgados esta semana pela Paróquia.

Por outro lado, os lampadários electrónicos significaram uma receita de 5 267,04 Euros para a Paróquia.
Movimento paroquial
Em 2007, “houve apenas 24 baptizados, mas morreram 81 pessoas”, pelo que a Paróquia conclui que “as comunidades cristãs vão, assim, diminuindo”.

Na comunidade de Castelo de Vide registaram-se 13 baptismos, 14 casamentos e houve 41 funerais. Em São Salvador da Aramenha houve 9 baptismos, 2 casamentos e 21 funerais e em São Julião 2 baptismos, 2 casamentos e 19 funerais.
Telefones e telemóveis
“Ainda há pessoas que se esquecem de desligar o telemóvel quando entram na igreja para participar nas celebrações litúrgicas, e isso incomoda” – sublinha uma nota inserta no Boletim Paroquial. “Quando tal acontece, não devem atender a chamada dentro da Igreja” – refere a mesma nota.
Simultaneamente o Boletim Paroquial divulga os números de telemóvel do Cónego Tarcísio (96 634 588) e do Padre Luís (917 237 071).
“A residência paroquial também tem telefone, mas habitualmente, não há quem possa atender” – recorda-se.
Encontros com “poucas pessoas”
“Com algum esforço e teimosia, têm-se realizado, todas as $as feiras, às 21 horas, na igreja de São João Batista, encontros de formação cristã”.

De acordo com o Boletim Paroquial, “poucas pessoas têm aproveitado e faz pena”. “Gostaríamos de trazer pessoas especializadas para nos falarem em determinados assuntos, mas como o destinatários não estão a corresponder, somos tentados a desistir deste projecto” – conclui a referida nota.
Marcação de missas
A “marcação” de missas pode agora ser efectuada imediatamente antes da celebração pretendida. “As pessoas que pretendam mandar celebrar missas, basta que cheguem à igreja quinze minutos antes da missa para inscrever no livro respectivo a sua intenção”.
© NCV
NOTA IMPORTANTE: Para poder ler a primeira página do Boletim Paroquial clicar duas vezes de forma sequencial na imagem.

Sem comentários: