13 de fevereiro de 2008

Baile temático no GD Arenense
celebra Dia dos Namorados
em Santo António das Areias

A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias, convida toda a comunidade a participar num animado baile temático. O mesmo terá lugar na noite de 14 de Fevereiro, pelas 21 horas, nas instalações do Grupo Desportivo Arenense.
Todos são convidados a aparecer “com ou sem par romântico, com ou sem uma fatiota de personagem romântica do seu agrado”, para dançar “muito e divirtir-se connosco”. Para os organizadores “a entrada é gratuita e o ambiente romântico garantido!”
A lenda de São Valentim
O convite para esta iniciativa vem acompanhado da “lenda” de São Valentim, nos seguintes termos:
"Diz-se que, no séc III d.C., o Imperador Romano Claudius II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos, com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, um sacerdote da época, teria violado o injusto decreto imperial, realizando casamentos em segredo.
Assim, Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por violar a lei. Como se tornou São Valentim o patrono dos namorados? Tirando o facto de ter celebrado casamentos quando estes eram legalmente proibidos, não há factos que permitam saber como é que um mártir do Império Romano chegou a símbolo dos casais enamorados cerca de 17 séculos depois da sua morte.
Existe apenas uma lenda, segundo a qual São Valentim teria deixado um bilhete de despedida à filha do seu carcereiro, que entretanto se tornara sua amiga, cujo título era "Do teu Valentim". A partir desta lenda, seria compreensível que, ao longo do tempo, passasse a ser tradição a troca de bilhetes entre apaixonados, por altura da celebração da morte do mártir”. © NCV

Sem comentários: