10 de fevereiro de 2008

Câmara de Nisa aconselha precauções
na utilização da água da rede em 5 freguesias

A Câmara Municipal de Nisa, aconselhou em comunicado as populações de Alpalhão, Arneiro, Duque, Pé da Serra e Salavessa a manterem precauções na utilização da água da rede pública. A origem dos problemas parece poder estar ligada ao funcionamento da Estação de Tratamento da barragem de Póvoa e Meadas que fornece água Àquelas povoações do concelho vizinho.
“Nesta altura a Câmara Municipal de Nisa não pode assegurar que a qualidade da água seja adequada para consumo humano, pelo que se continua a aconselhar as medidas inicialmente anunciadas” – refere a Presidente da Câmara, Maria Gabriela P. M. Tsukamoto, naquele documento.

A Autarquia vizinha afirma estar a interceder junto das Águas do Norte Alentejano, no sentido de regularizar a qualidade da água de abastecimento às populações e informa estarem a ser tomadas medidas por ambas as entidades, quer ao nível do tratamento da água (responsabilidade das Águas do Norte Alentejano) quer da limpeza de condutas e reservatórios.

Mas “estas medidas poderão levar algum tempo a ter efeitos práticos, uma vez que se tratam de substâncias (alumínio) de difícil controlo e que se alteram em ambientes alcalinos (PH mais elevado), o que acontece com a água fornecida pelo sistema de abastecimento das Águas do Norte Alentejano”.
A Câmara Municipal de Nisa “responsabiliza as Águas do Norte Alentejano por esta situação, não deixando de fazer todos os esforços para que esta empresa resolva este problema no mais curto espaço de tempo”.

Já foram entretanto realizadas análises “que apresentam teores de alumínio com valores bastante mais baixos nas entradas dos reservatórios”. Nos pontos de consumo (torneiras dos consumidores, foram também realizadas análises na sexta-feira dia 8 de Fevereiro de 2008. “Logo que os valores sejam comunicados à Câmara Municipal de Nisa pelo laboratório acreditado, os mesmos serão divulgados às populações”. © NCV

Sem comentários: