14 de fevereiro de 2008

Voluntários espanhóis da Adenex
colaboram na campanha de reflorestação
da Serra de São Paulo no fim-de-semana

No próximo fim-de-semana, vários grupos de voluntários portugueses e espanhóis vão plantar cerca de 4 000 árvores na Serra de São Paulo, em Castelo de Vide. As espécies escolhidas serão todas autóctones (azinheira, sobreiro e medronheiro) e serão plantadas com uma densidade de cerca de 500 pés por hectare, tendo a área a intervencionar já sido preparada previamente para o efeito.
Para o efeito, virão até nós algumas dezenas de voluntários espanhóis verdadeiramente sensibilizados e solidarizados com a necessidade de recuperar as zonas afectadas pelos incêndios. “Para além de um excelente exemplo de voluntariado, esta acção revela preocupações comuns para com os valores ambientais, muito particularmente no que se refere à regeneração da floresta em áreas ardidas” – refere a Câmara Municipal em comunicado.
Todos os interessados em participar nesta acção poderão comparecer no próximo fim-de-semana na Serra de São Paulo (junto ao cruzamento Senhora da Penha-Carreiras-Castelo de Vide), no Sábado e/ou no Domingo, a partir das 9.30 horas.
Haverá transporte para o local às 9.15 horas junto do Jardim Gonçalo Anes e a Câmara Municipal chama a atenção e sugere que “leve roupa e calçado adequados”.
Programa “Plantabosques”
Trata-se de uma acção no âmbito do Programa de Voluntariado Ambiental “Plantabosques”, que desde 2004 tem lugar na vizinha Espanha, que decorre nos dias 16 e 17 de Fevereiro de 2008, na Serra de São Paulo, um dos contrafortes da Serra de São Mamede, em Castelo de Vide.
Será “uma grande acção de reflorestação que unirá assim portugueses e espanhóis em torno de um compromisso comum: valorizar o meio ambiente em zonas afectadas por incêndios”, de acordo com os termos do mesmo comunicado.
O programa “Plantabosques” é promovido pela prestigiada Associação de Defesa da Natureza e dos Recursos da Estremadura (Adenex) em estreita articulação com a Junta da Extremadura e tem como principal objectivo a plantação de árvores nas zonas mais afectadas pelos incêndios de 2003 naquela província espanhola. Na edição deste ano, está prevista a plantação de cerca de 40.000 árvores a somar ao impressionante número de 164.000 árvores já plantadas nos anos anteriores.
Acção transfronteiriça
Pela proximidade e complementaridade da Serra de São Mamede com o território vizinho de Valência de Alcântara (Cáceres) a organização programou excepcionalmente esta acção transfronteiriça em estreita articulação com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Parque Natural da Serra de São Mamede, Câmara Municipal de Castelo de Vide, Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo, entre outros.
Considerando que o território de Castelo de Vide foi fortemente castigado pelos incêndios de 2003, tendo sido inclusivamente declarada zona de calamidade, em boa hora se recebe este contributo e se revela esta inusitada experiência transfronteiriça.
Com esta plantação Castelo de Vide eleva assim para 10 000 o número de árvores plantadas na Serra de São Paulo nas sucessivas campanhas de reflorestação que tem vindo a realizar nestes últimos anos com a participação de voluntários. © NCV

Sem comentários: