29 de março de 2008

“Energias Renováveis e Ambiente”
na 11ª Semana de Engenharia da ESTG/IPP

A Área de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre e a Associação de Estudantes da ESTG/IPP vão organizar, de 31 de Março a 4 de Abril, a 11ª Semana de Engenharia. Este ano sob o mote “Energias Renováveis e Ambiente”.
Com este evento “pretende-se proporcionar um espaço aberto de reflexão e discussão entre docentes, alunos e restante comunidade sobre vários temas relacionados com a Engenharia, através do diálogo e da partilha de experiências com várias personalidades que irão estar presentes”, de acordo com os termos de um comunicado emitido pelos organizadores.
Nuno Crato abre e Jorge Buescu encerra

A iniciativa conta, este ano, com a participação de duas personalidades de peso do panorama científico nacional: o Professor Nuno Crato, docente do ISEG, personalidade com trabalho reconhecido no campo do ensino da Matemática aplicada à economia, e o Professor Jorge Buescu, investigador do IST e autor de livros e artigos aproximando a ciência do cidadão. O primeiro estará na sessão de abertura no dia 31 de Março da parte da tarde e Jorge Buescu participará na sessão de encerramento no dia 4 de Abril, de manhã.

Procurando satisfazer públicos diversos e trazer à conversa os actuais desafios da engenharia, haverá “um segundo dia dedicado a diversas formas de energia renovável: eólica, das ondas, fotovoltaica, etc.”.

Na quarta-feira está reservada a manhã para falar sobre Matemática e a sua importância para a formação, em geral, e dos engenheiros, em particular. Na tarde desse dia 2 de Abril a organização pretende “trazer à ESTG ex-alunos e saber quais os caminhos que escolheram para as suas vidas, assim como as experiências por que passaram”.

Por outro lado, as novas exigências regulamentares para o estudo térmico dos edifícios e as questões ambientais estarão presentes na manhã de quinta-feira, ficando a tarde reservada para a apresentação de trabalhos por parte de docentes e alunos da Escola.

Três concursos temáticos

Estão previstos três concursos temáticos, com prémios para os três primeiros classificados. O mais prestigiado e conhecido, onde a ESTG foi pioneira, é o das Pontes de Esparguete, em que todos os anos se batem novos recordes. Depois de seleccionadas as pontes que serão colocadas à prova (análise do cumprimento do regulamento), tem lugar uma sessão pública, muito participada, em que se verifica qual a resistência de cada estrutura a concurso. O segundo concurso tem a ver com a energia e pretende recolher soluções para a racionalização nas instalações da ESTG/IPP. Um terceiro concurso apela aos conhecimentos de informática dos participantes.

Para além de um Pedipaper, aberto à participação das Escolas Secundárias, na temática da Matemática, Química e Física, elaborado de acordo com os programas dos 11º e 12º anos, estão ainda previstos alguns momentos musicais, exposições técnicas e formação, no decurso do evento. © NCV

Sem comentários: