A APPACDM de Portalegre (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) promove um Festival Taurino no dia 22 de Março (sábado) na Praça de Touros de Arronches, com a finalidade de angariar fundos para remodelar a “Casa do Doutor Adom”, em Montalvão, que será um futuro Lar Residencial para dependentes com deficiência.
A APPACDM de Portalegre é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se destina à educação e estimulação da pessoa portadora de deficiência mental, prestando serviços que vão desde o nascimento, infância até à idade adulta.
Criada em 1992, actualmente presta apoio através das valências de Intervenção Precoce, de Centro de Actividades Ocupacionais e de Residência Autónoma, abrangendo os concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Nisa e Portalegre.
O lar residencial em Montalvão
Para o desenvolvimento da sua actividade a APPACDM de Portalegre promoveu a remodelação da “casa do Doutor Adom”, em Montalvão para a criação de um Lar Residencial. Esse imóvel situado no núcleo urbano de Montalvão (no concelho de Nisa), foi construído em meados do século passado, possui um logradouro amplo que permite criar condições funcionais de lazer e segurança inerentes ás novas funções. A estrutura do edifício permite adaptações aos fins de lar residencial, com intervenções mínimas que assegurem os aspectos funcionais e possibilitem o alojamento de 10 utentes.
O Lar Residencial destina-se a jovens e adultos com deficiência, que se encontrem impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar.
A APPACDM definiu para os Lar os objectivos: - Disponibilizar apoio residencial permanente ou temporário; - Promover condições de bem estar ajustadas às necessidades dos utentes; - Promover estratégias de reforço da auto estima, autonomia pessoal e social dos utentes; - Privilegiar a interacção coma família e com a comunidade, no sentido da integração social dos utentes.
A Câmara Municipal de Nisa colaborou com a APPACDM no processo de criação do Lar Residencial
O Festival Taurino, no dia 22 de Março, em Arronches conta com a participação dos cavaleiros Alberto Conde, Ana Rita, João Soller Garcia e Miguel Moura; dos espadas Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura. As pegas estarão a cargo dos Forcados de Arronches e do Redondo. Os seis touros são gentilmente cedidos pelos ganadeiros Sommer d’Andrade, Ortigão Costa, João Moura e Agostinho Pontes Dias. Os ingressos estão disponíveis nos “locais do costume” , e em Nisa podem ser adquiridos no Posto de Turismo. © NCV
15 de março de 2008
Festival taurino a 22 de Março em Arronches angaria fundos para lar da APPACDM em Montalvão
Marcadores:
APPACDM de Portalegre,
Arronches,
Festival Taurino
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário