3 de abril de 2008

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

Marcada a festa da Senhora da Alegria
A festa da Senhora da Alegria deste ano já está marcada para os dias 30 e 31 de Maio e “a comissão da festa ja começou a trabalhar”, de acordo com notícia inserta no Boletim Paroquial.
A Paróquia refere na mesma nota esperar que nessa altura “o retábulo já esteja praticamente reparado, faltando apenas o douramento”.
Os salários da Paróquia
Embora ainda sem divulgar as contas da Paróquia de Castelo de Vide, como já aconteceu relativamente a outras comunidades da região, o Boletim Paroquial publica na sua última edição dados sobre os custos salariais da Paróquia de Castelo de Vide.
Fá-lo para responder “às más línguas” que alegadamente dizem que com os ofertórios da Semana Santa “o pároco fica rico”, esclarecendo que essas receitas “não são para o pároco” mas antes “são depositados na conta da Paróquia”.
E o Boletim Paroquial adianta então “o quantitativo dos ordenados que a Paróquia paga mensalmente aos seus operários”: “Ao Pároco dá o ordenado de 325.00 euros; ao sacristão 265.00; à empregada da Matriz 509.50; à governanta da casa paroquial 280.00”. “Só para ordenados a Paróquia paga mensalmente e 14 meses por ano 1 379.50. Além disso ha despesas re reparações, despesas com o culto, etc. Só as despesas de electricidade e água passam dos 500.00 euros cada mês. Acrescem ainda os seguros, contribuições, etc”.
Sinos de S. João e Santiago Maior
A Paróquia mandou “electrificar e sonorizar” os sinos das Igrejas de S. João e de Santiago Maior, como em tempos já tinha sido anunciado.
Ficámos agora a saber através do Boletim Paroquial que esse “melhoramento” custou 2 600 Euros (mais IVA) e que a Junta de Freguesia de São João “vai comparticipar com 600 euros” e que “o restante será pago pela Paróquia”.
Novo andor do Senhor dos Passos
Por outro lado, em tempo pascal o Boletim Paroquial recorda que “mandámos fazer um andor muito mais leve para transportar a imagem do Sr. dos Passos nas procissões”. “Foi feito por um artista de Castelo de Vide e serviu este ano pela primeira vez”, adianta a nota da Paróquia que também noticia o facto de também ter sido mandado fazer “uma porta em folha de ferro para a gruta da capela do Calvário”.
“Boateiro estaria bêbado ou maluco”
O Boletim Paroquial menciona ainda um “boato” que se levantou “por aí” dizendo “que o Pároco não deixou tocar a nossa Banda dentro da Igreja Matriz, na Vigília Pascal”. “Tal afirmação é falsa e caluniosa. Aqui fica o desmentido. Tal boateiro estaria bêbado ou maluco” - lê-se na referida nota do Boletim Paroquial. © NCV


Sem comentários: