7 de abril de 2008

Rancho Folclórico de Nª Sra da Alegria: “inovar e preservar” são as palavras de ordem para 2008

“Inovar e preservar podem parecer posições antagónicas, mas é isso mesmo que pretendemos fazer este ano no Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide”, refere a sua presidente da Direcção, Fernanda Maria Branco Mouzinho, no Plano de Actividades da colectividade para o corrente ano de 2008.
“Se o nosso objectivo de sempre é a preservação dos valores do nosso passado enquanto povo que viveu esta região, a inovação na forma de o exibir e manifestar vai ser a nossa meta para o ano presente” – explica a dirigente.
XLII Festival de Folclore

Realizar-se-á este ano o XLII Festival de Folclore de Castelo de Vide, que pela terceira vez estará integrado na Feira de Artesanato e Gastronomia, “pelo que a preparação e realização deste evento requer um cuidado acrescido, pois para além de se tratar de um mais antigos e prestigiados Festivais de Folclore do Pais este tornou-se também num dos pontos altos da animação da referida Festa”.

A falta de sede própria para ensaiar

Os ensaios são considerados “a mais adequada forma de melhorar a qualidade do folclore, e a principal “escola” para transmitir aos novos componentes os ensinamentos necessários”. Mas eles terão de continuar “a realizar-se numa sala do Centro Municipal de Cultura, uma vez que ainda não temos sede, passados 40 anos de actividade, ao contrário de outras instituições”.

O maior número possível de actuações

No que toca ao programa de actuações, “pretende o Rancho, realizar o maior número possível, não só dentro do Concelho de Castelo de Vide, como por todo o Pais para cumprir os compromissos assumidos nos vários Festivais de Folclore para que foi convidado em regime de permuta”.

Para além disso, o Rancho Folclórico vai também continuar a comparecer “às actuações solicitadas pelas entidades e organismos do nosso Concelho será a forma de o nosso Rancho dar o seu contributo para a valorização cultural da nossa terra e de transmitir um pouco do que somos a quem nos visita”.

“Manter a ligação com a comunidade”

Para “manter a ligação com a comunidade de Castelo de Vide e contribuir, dentro das suas modestas possibilidades, para o enriquecimento cultural e recreativo do Concelho”, pretende o Rancho desenvolver algumas outras actividades, nomeadamente cantar as Janeiras, organizar mostras “ao vivo” da nossa etnografia, realizar um encontro de Ranchos Infantis e Juvenis, participar nas cerimónias da Semana Santa e nas Festas de Santa Maria de Agosto e ainda voltar a recriar uma desfolhada.

De acordo com o seu programa de trabalho para 2008, o Rancho Folclórico pretende também promover “concursos de fotografia, concursos de pesquisa etnográfica, cursos de dança de salão, passeios, jantares convívio”.

“Exemplo disso é a nossa participação no Workshop de Dança organizado pela Associação de Pais, onde ensinaremos a dançar “As Saias” a nossa dança mais típica” – refere o documento.
© NCV

Sem comentários: