15 de maio de 2008

Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional estará amanhã em Castelo de Vide
para apresentação do Programa PROVERE

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, desloca-se amanhã dia 16 de Maio a Castelo de Vide, para presidir ao Workshop “Territórios de Baixa Densidade – Oportunidades de Desenvolvimento”, a realizar no Cine Teatro Mouzinho da Silveira, a partir das 14 horas.
Durante este workshop será apresentado o novo Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos — PROVERE.
Antecedendo o início da sessão, e no mesmo local, cerca das 13 horas e trinta minutos, o Professor Rui Nuno Baleiras manterá uma conversa informal com jornalistas regionais, durante a qual explicitará as motivações e características deste novo programa.
Melhoria da competitividade territorial
O PROVERE é uma medida do Governo para estimular iniciativas dos agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território: recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, entre outros.
Com este instrumento, especificamente destinado aos territórios com menores oportunidades de desenvolvimento por causa de uma baixa densidade – populacional, institucional, de actividade económica, etc. – pretende-se concretizar programas de acção, construídos em parceria e enquadrados em estratégias de desenvolvimento de médio e longo prazo, que contribuam de forma decisiva para o reforço da base económica e para o aumento da atractividade dos territórios-alvo.
O PROVERE é um dos quatro tipos de estratégia de eficiência colectiva previstos no QREN e permite um acesso privilegiado aos mais de 2.900 milhões de Euros que os Planos Operacionais Regionais — PO disponibilizam na agenda dos Factores de Competitividade e ainda a uma boa parte dos 2.860 milhões de Euros que estes PO disponibilizam para operações de Valorização do Território. © NCVNOTA: Clicar sobre a imagem para ler o programa.

Sem comentários: