Uma nota da Câmara Municipal de Castelo de Vide datada de 29 de Maio e divulgada no início desta semana dá conta de que a Autarquia vai contratar uma equipa de 5 sapadores florestas, através de contrato de trabalho a termo resolutivo certo.Os contratos, remunerados pelo nível 155 da função pública (527,10 Euros mensais) terão a duração de 1 ano renovável “enquanto o Município entender manter a equipa em funcionamento e as implicações legais aplicáveis o permitam”. Por outro aldo, “a equipa pode ser afecta a uma área geográfica diferente por razões técnicas ou operacionais”.
As candidaturas decorrem até ao dia 13 de Junho (16 horas) e podem candidatar-se os indivíduos “com provas de aptidão física e psicológica para o exercício das funções” com idades entre os 18 e os 50 anos à data a candidatura, com escolaridade básica e carta de condução tipo B. “A qualificação de sapador florestal é atribuída após frequência e aprovação em curso de formação profissional específico” – refere a nota do Município.
As funções do sapador florestal
Nos termos do aviso da Câmara Municipal em apreço, “o sapador florestal é um trabalhador especializado, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de prevenção de incêndios florestais, através de acções de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, de realização de fogos controlados, de realização de queimadas, de manutenção e beneficiação da rede divisional, de linhas quebra-fogo e de outras infraestruturas”.
Para além disso, compete ainda ao sapador florestal sensibilizar o público “para as normas de conduta em matéria de acções de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas”, funções de vigilância e de primeira intervenção nas suas áreas “quando reconhecido ela Guarda Nacional Republicana” e de combate aos incêndios florestais e às operações de rescaldo “desde que requisitados e enquadrados no teatro de operações e dispondo de formação e equipamento adequados”. © NCV
As candidaturas decorrem até ao dia 13 de Junho (16 horas) e podem candidatar-se os indivíduos “com provas de aptidão física e psicológica para o exercício das funções” com idades entre os 18 e os 50 anos à data a candidatura, com escolaridade básica e carta de condução tipo B. “A qualificação de sapador florestal é atribuída após frequência e aprovação em curso de formação profissional específico” – refere a nota do Município.
As funções do sapador florestal
Nos termos do aviso da Câmara Municipal em apreço, “o sapador florestal é um trabalhador especializado, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de prevenção de incêndios florestais, através de acções de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, de realização de fogos controlados, de realização de queimadas, de manutenção e beneficiação da rede divisional, de linhas quebra-fogo e de outras infraestruturas”.
Para além disso, compete ainda ao sapador florestal sensibilizar o público “para as normas de conduta em matéria de acções de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas”, funções de vigilância e de primeira intervenção nas suas áreas “quando reconhecido ela Guarda Nacional Republicana” e de combate aos incêndios florestais e às operações de rescaldo “desde que requisitados e enquadrados no teatro de operações e dispondo de formação e equipamento adequados”. © NCV

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