A cidade de Mérida acolherá hoje dia 12 de Junho o seminário final do Observatório Territorial Alentejo-Extremadura (OTALEX), que se define como um sistema de monitorização e análise da realidade territorial de ambos os lados da fronteira portuguesa - espanhola, cobrindo a área definida pelas regiões do Alentejo e da Extremadura.
O objectivo principal é o de implementar uma IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais), porque é considerada a maneira mais eficaz de ter um sistema distribuído e flexível, que se utilizará como observatório territorial orientado para a promoção do desenvolvimento sustentável e da protecção do meio ambiente em áreas rurais y de baixa densidade demográfica.
Este projecto tem como principal objectivo a implantação de una Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) que, graças a inovações tecnológicas no campo da análise, optimiza os serviços prestados aos municípios e facilita aos técnicos municipais o acesso à informação cartográfica harmonizada. As primeiras jornadas de trabalho IDE OTALEX tiveram lugar em 18 de Dezembro de 2007 em Portalegre e serviram para dar a conhecer ao público especializado o trabalho realizado durante este tempo: uma Infraestrutura de Dados Espaciais constituída por uma série de indicadores sócio-económicos e ambientais que caracterizam e monitorizam o território Alentejo-Extremadura. Essa compilação de indicadores comparáveis e quantificáveis é considerado um valioso instrumento para o estudo e desenvolvimento das duas regiões. © NCV
Este projecto tem como principal objectivo a implantação de una Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) que, graças a inovações tecnológicas no campo da análise, optimiza os serviços prestados aos municípios e facilita aos técnicos municipais o acesso à informação cartográfica harmonizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário