23 de junho de 2008

VII Astrovide 2008 com “planetário insuflável”
no hall dos Paços do Concelho a 5 de Julho

Realiza-se no próximo Sábado, dia 5 de Julho, o VII Astrovide – Encontro de Divulgação de Astronomia Amadora, uma iniciativa e um evento que já faz parte da agenda local do mês de Julho de cada ano.
“Astropintura” de Luís Carmo
Este ano, basicamente mantém-se o formato do evento – uma iniciativa do astrónomo amador local Acácio Lobo com o apoio da Câmara Municipal – mas com algumas alterações: a instalação de um “planetário insuflável” no hall dos Paços do Concelho e uma exposição de “Astropintura” de Luís Carmo.
A exposição estará patente no Centro Municipal de Cultura onde decorrem também as sessões durante a tarde. O programa começa com a recepção aos participantes pelas 14:30 horas e inclui apresentações sobre “Astrofotografia”, por Filipe Alves e “Planetas extra-solares”, por José Ribeiro.
“A Matemática das Coisas (Astronómicas)”
Depois de um intervalo de uma hora, entre as 17 e as 18 horas, para “observação do sol”, segue-se a apresentação de José Matos sobre “Um Universo feito à medida”, terminando esta parte do Astrovide com uma alocução de Nuno Crato sobre “A Matemática das Coisas (Astronómicas): Como as coisas simples são úteis”.
“Visita guiada ao céu”
À noite, depois de um jantar de convívio aprazado para as 21 horas, haverá a habitual “visita guiada ao céu”, o módulo final do programa que, pelas 23 horas, será este ano coordenado por Alberto Fernando. © NCV

Sem comentários: