29 de julho de 2008

Câmara de Nisa vai revelar novos projectos de desenvolvimento durante a Nisartes'08
- investimentos de 13 milhões de Euros

Aproveitando a realização da Nisartes’2008 – II Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa, a câmara municipal daquele concelho vai adiantar a abertura de duas novas realidades turísticas apostadas no desenvolvimento local e na criação de emprego, apresentando também outros novos projectos já iniciados.
Visando promover as Artes Tradicionais de Nisa, a NISARTES’08 volta a apostar em força na animação musical como complemento a dois dos maiores valores do concelho – o artesanato e a gastronomia. O certame representa um investimento de 550 mil euros, integralmente suportado pela autarquia, com apoio de privados. Estruturante para o turismo e actividades económicas de Nisa, a NISARTES’08 será também o palco natural para conhecer, desde já, os próximos equipamentos de vulto a surgir no concelho.
Termas da Fadagosa de Nisa
O novo Complexo das Termas da Fadagosa de Nisa – agora em fase de instalação de equipamentos e contratação de pessoal – deverá abrir portas em final de Setembro, concluídos os arranjos da envolvente. Representa um investimento de mais de 10 milhões de euros e deverá criar, até ao final do corrente ano, 75 postos de trabalho. O novo complexo termal terá funcionalidades de termas, spa e um centro de internamento para reabilitação física e motora, único em Portugal.
Museu do Barro e do Bordado
Pela mesma altura, está prevista a inauguração do Museu do Barro e do Bordado, espaço que inclui também ateliers de trabalho para designers. Nesse sentido, vai ser assinado um protocolo com a Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tanto no campo da reconstrução da tradição como no campo da inovação do artesanato. Entre obra, programa museológico e equipamento, o novo museu representa um investimento de aproximadamente um milhão de euros, comparticipado em 50% pelo ITP – instituto de Turismo de Portugal.
Centro de Inovação e Valorização de Nisa
Durante a NISARTES’08, a autarca Gabriela Tsukamoto apresentará ainda o projecto de Centro de Inovação e Valorização de Nisa, uma iniciativa para a área dos Serviços, procurando mão-de-obra qualificada jovem nas áreas agro-alimentar, turismo, saúde e design.
Depois de sustida a sangria populacional do concelho, com a fixação de novos residentes e o aumento sucessivo da natalidade, sustentada por uma taxa incipiente de desemprego, a autarquia de Nisa está empenhada em prosseguir o esforço de qualificação profissional e incentivo à criação de micro-empresas, para as quais existe mesmo um fundo municipal de apoio.
Cinco acções de formação
Já este mês, entretanto, ao abrigo do POPH (Programa Operacional do Potencial Humano), a Câmara de Nisa, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Nisa, viu aprovadas cinco acções de formação, no valor de um milhão de euros. O destaque vai para quatro delas, a desenvolver ao longo de dois anos e destinadas a desempregados nas áreas de hotelaria, construção e obras e sector agro-alimentar (salsicharia e queijaria).
Programa PROVERE
Neste último sector, foi também feita entretanto (via ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) uma candidatura a fundos do PROVERE, programa destinado à dinamização de actividades económicas em zonas de baixa densidade fustigadas pela desertificação. O objectivo é criar um conceito de “Produtos da Aldeia” em Nisa, em aproveitamento dos recursos endógenos, potenciando a comercialização de especialidades gastronómicas típicas, em turismo rural e de habitação.
25 milhões de Euros de investimentos em 5 anos
Entre 2003 e o corrente 2008, a Câmara Municipal de Nisa conseguiu, para o concelho, um total de 25 milhões de euros de investimentos ligados à requalificação do tecido urbano e projectos de cooperação transfronteiriça, na área do ambiente, com 15 milhões de euros comparticipados pelo FEDER. © NCV

Sem comentários: