Tem lugar hoje Sábado, dia cinco de Julho, o VII AstroVide - Encontro de Divulgação da Astronomia Amadora de Castelo de Vide.
Uma das atracções centra-se num Planetário Insuflável a instalar no Atrium dos Paços do Concelho. Serão aqui realizadas várias sessões para observação das constelações e outras simulações.
No Centro Municipal da Cultura de Castelo de Vide vai por sua vez, estar patente uma Exposição de "Astropintura" da autoria de Luís Carmo.
Relativamente às sempre muito aguardadas conferências sobre Astronomia têm lugar marcado a partir das 15,00 horas no auditório do Centro Municipal da Cultura.
Quanto às temáticas a serem partilhadas, neste Encontro de 2008, são as seguintes: "Astrofotografia".(Filipe Alves); "Planetas Extra-Solares" (
Cerca das 17:00 horas haverá um interregno onde se aproveitará para se proceder a uma Observação do Sol, no Lajeado.
Outra parte do programa tem como local de eleição a Barragem de Póvoa e Meadas, onde será servido um Jantar Convívio. E depois das 23:00 horas tem lugar a "visita guiada ao Céu" sob coordenação de Alberto Fernando. Uma iniciativa em que todos estão convidados em participar.
Esta é uma organização do Município local sendo o responsável pelo evento o Eng. Acácio Lobo. De sublinhar ainda que as inscrições são gratuitas e não obrigatórias.
Por uma questão de curiosidade, e também para abrir o "apetite" aos leitores, aqui deixamos notas curriculares acerca dos principais intervenientes no AstroVide 2008.
Filipe Alves: nasceu em1979 e é Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusíada. Destaca-se como Animador 3D, profissional de computação gráfica para publicidade, modelação e visualização para arquitectura. E ainda tem tempo para Fotografia, Pintura, Desenho, Poesia, Astronomia e Astrofotografia.
Nuno Crato: é professor de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, onde regressou em 2000, após muitos anos passados nos Estados Unidos. É um entusiasta da astronomia e da divulgação científica. A Sociedade Europeia de Matemática atribuiu-lhe em 2003 o Primeiro Prémio do concurso Public Awareness of Mathematics pelo seu trabalho de divulgação da matemática. É autor de Trânsitos de Vénus, em colaboração com F. Reis e L. Tirapicos, de Zodíaco: Constelações e Mitos e de Eclipses, em colaboração com A. Cidadão, A. Magalhães e P. Ré, todos editados pela Gradiva. Escreve regularmente na imprensa, nomeadamente no semanário Expresso, tendo ainda assinado colaborações nas revistas Astronomia de Amadores, Atlantis, Camões, Nova Cidadania e outras. Colabora com os programas de televisão 2010, 4xCiência e ainda Abciência. É membro da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e ainda presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. Foi distinguido pelo Presidente da República a 10 de Junho de 2008 com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Acaba de editar o livro «A Matemática das Coisas». E em Março último foi distinguido (na categoria de Melhor Comunicador do Ano) com um dos European Science Awards na área da comunicação da ciência, atribuídos pela Comissão Europeia, em Bruxelas.
José Augusto Matos: Desde tenra idade que manifestou sempre um certo interesse pelos astros. Fez a sua formação em astronomia na Universidade Central de Lancashire, em terras de Sua Majestade, onde obteve um Certificate of Higher Education in Astronomy. Dedica-se com muito esforço à divulgação da astronomia desde 1994, fazendo visitas frequentes às escolas do ensino básico e secundário da região centro do país. É também formador neste campo, tendo já leccionado dezenas de cursos livres de astronomia e exploração planetária. Em tempos foi colaborador do jornal "Público" e actualmente é comentador da RTPN e da Rádio Renascença em questões de astronomia e exploração espacial, embora não ganhe nada com isso. Como divulgador tem participado activamente nas várias edições do "Astronomia no Verão" e encontros de astrónomos amadores, onde tem feito várias palestras e "enganado" muita gente. Os seus principais interesses são a sobrevivência, a leitura e o ensino da astronomia a todas as pessoas sensatas deste planeta.
Alberto Fernando: É Piloto de Linha Aérea, tendo começado na Força Aérea Portuguesa em 1962. Piloto da TAP Air Portugal, de 1968 até 2002 e Comandante de Bordo desde 1973 e ainda Instrutor de voo. As suas áreas de interesse centram-se em História, filosofia e ciência
Sem comentários:
Enviar um comentário