1 de julho de 2008

Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino celebra 7º aniversário no dia 14

O Museu da Tapeçaria de Portalegre vai celebrar no próximo dia 14 de Julho, o seu sétimo aniversário.
Para assinalar a data, o Museu abre gratuitamente as suas portas ao público das 20:30h às 23:00h com o objectivo de dar a conhecer este espaço cultural de Portalegre. Neste dia, terão ainda lugar duas visitas guiadas: a primeira às 21:00h e a segunda às 22:00h, para além de ser também possível efectuar visitas livres neste horário.
As comemorações deste sétimo aniversário contarão com a participação dos alunos
da Escola de Artes do Norte Alentejano, com animação musical e com um beberete aberto a toda a população.
Para José Polainas, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Portalegre, “é com org
ulho que celebramos mais um aniversário do Museu da Tapeçaria, um marco cultural e histórico da nossa cidade. Gostaríamos de convidar os portalegrenses que não conhecem este espaço da cidade a visitá-lo, pois é um espaço onde se podem realizar actividades de diversos âmbitos e onde têm lugar várias exposições, actividades educativas e lúdicas, sessões de cinema infantil e palestras, direccionadas a públicos de diferentes idades. Por isso, ao assinalarmos este sétimo aniversário, temos como principal objectivo dar a conhecer a rica colecção de tapeçarias de Portalegre, ao mesmo tempo que divulgamos este espaço da nossa cidade. Cada visita ao Museu será sempre uma nova descoberta, já que as tapeçarias expostas estão em constante rotatividade”.
O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino é um
museu dedicado à apresentação, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre, que são uma parcela fundamental do património artístico nacional.
Instalado no Palácio Castelo Branco, edifício barroco
situado no centro histórico de Portalegre, o Museu encontra-se dividido em duas partes distintas: no piso térreo é apresentada a história e técnica de execução das tapeçarias de Portalegre, enquanto que no primeiro piso estão expostas obras de tapeçaria desde os finais dos anos 40 até à actualidade. Aqui podem apreciar-se obras de autores tão diversos e sonantes como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat, Le Corbusier e tantos outros.
Para além da área de exposições permamentes, o Museu possui uma galeria de
exposições temporárias, um auditório, um foyer e um jardim, espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas actividades de carácter cultural, artistíco e lúdico.
O Museu da Tapeçaria de Portalegre fica na Rua da Figueira, n.º 9 e está aberto ao público de Terça a Domingo, das 9:30h às 13:00h e das 14:30h às 18:00h com o preço de entrada de 2€.
© NCV

Sem comentários: