28 de julho de 2008

Património Imaterial do Ervedal
– Memórias Fotográficas
de uma Comunidade Rural Alentejana (1900-1970)

Decorreu na passada quarta feira, dia 16 de Julho, a inauguração da exposição Património Imaterial do Ervedal – Memórias Fotográficas de uma Comunidade Rural Alentejana (1900-1970), um projecto conjunto Fundação Arquivo Paes Teles e da Universidade de Évora, através do projecto de investigação MEDINS: Identity is Future: The Mediterranean Intangible Space (FEDER-INTERREG III B MEDOCC).

A cerimónia de abertura, iniciada pelo Presidente do Conselho de Administração da Fundação, Paulo Freixo, contou com a presença do vereador José Ferreira, da Câmara Municipal de Avis e do Professor Doutor Filipe Themudo Barata projecta MEDINS em Portugal.

Recriando um ambiente intimista, esta exposição apresenta um espólio de cerca de 150 fotografias que datam de 1900 até 1970, cedidas para digitalização pela população do Ervedal. Associadas a estas imagens, que foram reproduzidas para o efeito, apresentam-se ainda as memórias relacionadas com acontecimentos da terra, como a vinda do retratista, a feira, o carnaval, os piqueniques de Páscoa, as Sortes, as Festas em honra de S. Barnabé ou as representações teatrais.

Essas memórias, representativas das vivências ocorridas entre 1900 e 1970, dão-nos a conhecer o importante papel desempenhado pelo retratista ambulante numa época em que poucas pessoas possuíam uma máquina fotográfica, os ambientes do quotidiano com actividades ligadas à subsistência da comunidade e a clara diferença entre os ambientes masculinos e femininos, bem como as práticas festivas e de lazer que ocorriam no Ervedal.

Contribuindo para a valorização e divulgação da identidade, dos conhecimentos e das tradições desta comunidade rural do sul de Portugal, esta exposição irá está patente na Fundação Arquivo Paes Teles até ao final do mês de Dezembro de 2008, ao que se segue uma itinerância que está a ser programada. © NCV

Sem comentários: