Hoje Sábado dia 2 de Agosto, para além do serviço de refeições (churrascos), pelas 15h00 realiza-se a recitação do rosário na Capelinha e às 21h30 tem lugar uma vigília de oração em frente ao Cruzeiro. A animação musical fica novamente a cargo do grupo “Duo Carioca”.
Amanhã Domingo (Dia da Festa) o programa incui terço na capelinha pelas 17 horas, seguido da habitual missa campal junto à fonte pelas 18 horas e da procissão cerca das 18:45 horas acompanhada pela Banda União Artística de Castelo de Vide.
Nossa Senhora da Penha é considerada a padroeira secular da vila de Castelo de Vide. Segundo a lenda foi a 5 de Agosto o dia em que a Nossa Senhora salvou o pastor e é esse desde sempre o dia de Nossa Senhora da Penha. Mas tradicionalmente, pelo menos nos anos mais recentes, institui-se que a festa propriamente dita se faria no primeiro fim-de-semana de Agosto. © NCV
Lenda de Nossa Senhora da Penha
“Certo dia andava um pastor com o seu rebanho, quando se apercebeu da presença de um grupo de bandidos com intenções de roubar o seu rebanho. Invocando a Nossa Senhora, esta apareceu ao pastor montada num burrinho (cujas pegadas ainda se notam no granito), transformando o dia em noite, impossibilitando o roubo de ocorrer.
Após o acontecimento, o povo da vila decidiu erguer uma igreja à Nossa Senhora da Penha no sítio do Pouso, mas sem sucesso, pois cada vez que as obras começavam, estas eram destruídas mesmo com guarda montada durante a noite. Decidiram então construí-la no local da aparição, onde ainda hoje olha a vila.”
Sem comentários:
Enviar um comentário