
Esta feira foi criada em 1761, tendo a Câmara Municipal solicitado ao Rei, que esta fosse criada para que substituísse as Feiras de Ramos e Santo Amaro. No entanto estas duas feiras continuaram a realizar-se, embora a Feira de São Lourenço se tenha tornado a mais importante do concelho, quer em termos económicos quer sociais.
O dia de São Lourenço comemora-se a 10 de Agosto. É o padroeiro dos humoristas e de pessoas cujo trabalho está ligado ao humor.
Segundo a história São Lourenço ou Lourenço de Huesca sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros. O seu culto remonta ao século IV.
Foi preso e intimado a comparecer diante do perfeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a Igreja possuía. Pediu, então, um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e que a sua riqueza ultrapassava a do imperador.
Foram-lhe concedidos três dias. São Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, toda sorte de enfermos, crianças e velhos. Anotou-lhes os nomes...
Indignado, o governador concedeu-o a um suplício especialmente cruel: amarrado sobre uma grelha, foi assado vivo e lentamente. No meio dos tormentos mais atrozes, ele conservou o seu "bom humor cristão". Dizia ao carrasco: "Vira-me, que deste lado já está bem assado."
A Roma cristã venera o espanhol Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário