1 de agosto de 2008

NISARTES’08 abre hoje
com fachada totalmente ‘graffitada’

Numa aposta inteiramente nova na criatividade da juventude do concelho, a 2ª edição da Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa abre portas com a sua fachada inteiramente decorada em graffiti. Corações e motivos rendilhados - típicos do artesanato do concelho - partilham espaço com dreads, cantores, a lenda das Jans, sapatos de ténis, um cozinheiro “muito à frente”, um galo de Barcelos confuso e um coelho à procura da cartola.

A iniciativa, inédita em Portugal no que toca a certames de Verão organizados por autarquias, visa surpreender pela diferença e mostrar o que pode nascer da fusão das referências tradicionais do artesanato nacional à linguagem urbana da arte do graffiti.

Correspondendo ao entusiasmo com que os jovens artistas e graffiters de Nisa acolheram esta hipótese de mostrar o seu valor, a NISARTES’08 deu-lhes também a hipótese de serem “professores por um dia”. Assim, nos próximos dias 2 e 3 de Agosto (Sábado e Domingo), os visitantes da Feira poderão inscrever-se gratuitamente em workshops de graffiti, organizados em grupos de 10 pessoas.

Excelente programa de animação

De 1 a 5 de Agosto, a NISARTES’08 promete emoções ao rubro às dezenas de milhar de visitantes aguardados. 150 Expositores de artesanato nacional e mundial partilharão o recinto da Feira com 12 restaurantes, 10 tasquinhas e 2 palcos, por onde desfilará animação musical tradicional e etnográfica, além dos cabeças de cartaz Moonspell, Gabriel o Pensador, Mariza, Irmãos Verdades, Xutos & Pontapés, Tara Perdida, Klepht, WOK, Buraka Som Sistema e Classificados.

Diariamente, na zona central da Feira, pelas 21h30, o grupo Kopinxas realiza quadros de performance/animação de rua. E já noite fora, a partir das 02h00, a zona de espectáculos converte-se em discoteca ao ar livre, com um contínuo de DJ sets. © NCV

Sem comentários: