O novo Museu Municipal de Valência de Alcântara abriu as suas portas pela primeira vez no passado dia 31 de Julho. O museu, situado na parte alta do Centro Cultural Conventual Santa Clara, pretende ser uma referência do acervo cultural de Valência de Alcântara e da sua Campina, reflectindo nas diferentes salas que o compõem os ofícios, as tradições, os festejos e a forma de vida dos habitantes desta zona raiana.A inauguração contou com intervenções do Alcalde de Valência de Alcântara, Luis Cándido Moreno Morgado, da Edil da Cultura, Josefa Ortés Guapo, e do técnico dinamizador cultural que coordenou os distintos espaços expositivos, Carlos Bermejo Castro.
Para Luis Cándido Moreno Morgado “este novo espaço museológico, possui um grande valor já que considera uma obrigação das administrações públicas contribuir para o reconhecimento, protecção, investigação e difusão da identidade histórica e cultural dos nossas localidades, e esse é a finalidade que este consistório municipal persegue com este museu, o de conservar, realçar e dar a conhecer o valor cultural dos bens e factos significativos que dizem respeito ao nosso ambiente, onde o valenciano possa descobrir e transmitir senhas de identidade próprias, e os estrangeiros aceder ao conhecimento da nossa história e da nossa cultura”. O autarca também agradeceu às famílias que forneceram material para as distintas salas bem como às que colaboraram na realização das salas, contribuição desinteressada sem a qual não teria sido possível esta inauguração.
Por seu lado, Carlos Bermejo falou do conteúdo das várias salas, uma dedicada a uma aula escolar sobre a Inauguração das Escolas Graduadas General Navarro e Alonso de Celada em 1928, uma segunda onde se mostra todo o material da Tipografia Ávila do século XIX; outra sala é dedicada às festas e tradições da zona, outra com uma mostra etnográfica e una última sala dedicada ao cinema e outros espectáculos.
O passo seguinte a dar pelo Ayuntamiento será o de efectuar contactos muito precisos junto das diferentes administrações provinciais e regionais para que este espaço museológico seja incluído na Rede de Museus da Extremadura. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário