12 de agosto de 2008

"Voto de qualidade” de António Ribeiro impediu trânsito condicionado na Carreira de Cima

O trânsito na Carreira de Cima não vai ser condicionado durante o Verão, na sequência do “chumbo” que voltou a receber uma proposta dos vereadores socialistas nesse sentido. O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide voltou a ser forçado a utilizar o seu “voto de qualidade” para decidir sobre uma proposta nesse sentido.
Tudo aconteceu na reunião municipal de 3 de Julho, na sequência do empate na votação (votos contra a proposta de António Ribeiro e de Ana Júlia Magro e votos a favor de Fernando Valhelhas e Joaquim Carvalho) verificado com a “abstenção política“ do Vice-Presidente da Câmara, António Pita, que se sabe não alinha neste particular com a maioria de que faz parte.
O condicionamento proposto seria entre as 20 horas e as 6 horas do dia seguinte nos dias úteis, e feriados, aos fins de semana (entre as 15 horas dos sábados e as 6 horas das segundas-feiras), para vigorar no período de 4 de Julho a 15 de Setembro.
Maioria do comércio apoiaria a medida
Para Fernando Valhelhas e Joaquim Carvalho, “salvo em casos muito excepcionais, a grande maioria dos agentes económicos com estabelecimentos localizados na Rua Bartolomeu Álvares da Santa apoia esta medida porque ela consubstancia uma melhoria das condições para o desenvolvimento das suas actividades”., pelo que lhes é “muito difícil descortinar qualquer tipo de inconveniente a que esta prática seja retomada”.
Segurança das esplanadas
Para os vereadores do Partido Socialista, “o passado recente demonstra, inequivocamente, que condicionar o trânsito automóvel na Rua Bartolomeu Álvares da Santa em determinados dias e a determinadas horas, durante a época de Verão, contribuiu largamente para ajudar a desenvolver o comércio local (nomeadamente o ligado as actividades de hotelaria e restauração), para garantir a segurança das pessoas que circulam nessa artéria e utilizam as esplanadas que ai são instaladas e ajudou a tornar a Rua Bartolomeu Álvares da Santa no verdadeiro ponto de encontro dos Castelovidenses e dos turistas que nos visitam”.
Carreira de Cima, ex-libris da Vila
Por isso, “a Rua Bartolomeu Álvares da Santa, principal artéria de Castelo de Vide, transformou-se por isso, ela mesmo, um ex-libris da nossa Vila” e “muita gente visitava Castelo de Vide porque nela tinha condições pouco habituais de convívio, segurança e bem-estar que, provavelmente, em mais lugar nenhum do nosso distrito encontrava”. © NCV

Sem comentários: