25 de setembro de 2008

Portalegre assinala Jornadas Europeias do Património entre 26 e 28 de Setembro

A Biblioteca Municipal de Portalegre irá associar-se, mais uma vez, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que decorrem um pouco por todo o País nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.
Este ano o tema é “No Património... Acontece”. Durante estes dias, a Biblioteca Municipal de Portalegre apresentará várias actividades, enquadradas no tema proposto, promovendo o (re)encontro dos portalegrenses com o seu património.
Na Sexta-feira, dia 26 de Setembro, pelas 21:30 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Portalegre, terá lugar a apresentação do livro “Olho Neles – Relatos de uma história verídica”, de Margarida Oliveira. Neste livro, a autora retrata a história verídica do seu pai, vítima de cancro, ao mesmo tempo que descreve a sua luta pela vida.
“Um Passeio Virtual pelo Passado de Portalegre”
No dia 27, pelas 15:00 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Portalegre, terá lugar “Um Passeio Virtual pelo Passado de Portalegre”, na continuação do ciclo “À Conversa com...”, da Associação Pés Vagarosos. Neste dia, o convidado é Aurélio Bentes Bravo, coleccionador de fotografias antigas e modernas da cidade de Portalegre, e que revelará algumas imagens inéditas do património construído e da vida da cidade.
“Diálogo das Artes e dos Ofícios: Encontros, Mosaicos de Impressões”
Neste mesmo dia, pelas 21:00 horas, nos Claustros do Convento de Santa Clara, será inaugurada a exposição “Diálogo das Artes e dos Ofícios: Encontros, Mosaicos de Impressões”. Esta exposição artística foi a forma encontrada por Emílio Bilé, Isabel Barbas, João Garcia e Kina Barbas para darem a conhecer as potencialidades e o usufruto dos Claustros do Convento de Santa Clara, parte importante do património da cidade.
Orfeão de Portalegre nos Claustros do Convento de Santa Clara
Segue-se, pelas 22:00 horas, no mesmo local, um concerto pelo Orfeão de Portalegre, entidade que se apresentou nos Claustros do Convento de Santa Clara há 27 anos e que, desde então, tem vindo a compor um vasto reportório musical.
Fechando estas comemorações das Jornadas Europeias do Património, Rui Ferreira apresenta no dia 28 de Setembro, pelas 21:30 horas, nos Claustros do Convento de Santa Clara, “Levedura Quotidiana ou A(casos) (Ir)risíveis”, poetisando acerca das pessoas e dos dias. © NCV

Sem comentários: