Na sua última deslocação a Castelo de Vide, José Nascimento, enquanto Director Regional de Cultura, visitou também o Castelo para ali “se inteirar desta realidade, embora nos fosse transmitido que não é intenção do Governo deixar de proceder a obras no castelo” – de acordo com informação de António Pita.
Segundo o autarca, a Câmara comprometeu-se a levar por diante alguma parte, esperando que o Governo assuma a sua quota-parte, porque se trata de património do Estado.
“Quando, no mês de Setembro, for assinado o protocolo para recuperação do Cine-Teatro, espera-se que também haja boas notícias para o Castelo” .
Com o Quadro de Referência Estratégica Nacional há a possibilidade de se recorrer a fundos comunitários para investimentos destes, “pelo que todos esperamos que Castelo de Castelo de Vide não fique esquecido”.
António Pita, Vice-Presidente da Câmara, terminou referindo que ”a galinha dos ovos de ouro” de Castelo de Vide, é o seu património cultural.
O director Regional de Cultura do Alentejo, José Nascimento, “vai ver o projecto existente, que teve à cabeça o Senhor Arquitecto Teotónio Pereira”. “É um projecto desejado há muitos anos”, que “já consta dos planos de actividades do Município dos anos
“A primeira fase foi concluída, mas quando se chegou à segunda fase a obra parou por indisponibilidade orçamental, faltando concluir o interior da Torre de Menagem, e toda a zona do jardim” – continuou o autarca.
Agora, “tem que haver interesse político, pela parte do Governo, para que a conclusão desta obra seja uma realidade”.
Pelo seu lado, “o Município está a fazer um esforço financeiro para ir levando a cabo algumas pequenas intervenções”. “Há a ideia de criar naquela zona uma aldeia de artesãos” – adiantou António Pita, que acrescentou que “na Volta do Pé da Torre está-se a requalificar o espaço, criando lugares de estacionamento”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário