29 de outubro de 2008

Associação QUALIFICA
nasceu a 25 de Outubro em Portalegre

A escritura de constituição da Associação QUALIFICA (Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses) teve lugar no dia 25 de Outubro, ao princípio da tarde no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, segundo informou esta autarquia em comunicado.
Paralelamente, foram eleitos os membros da Assembleia-geral e da Comissão Administrativa da QUALIFICA. A Câmara Municipal de Portalegre foi eleita Presidente da Direcção da QUALIFICA, enquanto que a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA), a Câmara Municipal de Vinhais, a Carnalentejana, SA e a Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL (ESTRELACOOP) foram eleitas Vice-Presidentes. No que diz respeito à Assembleia-geral, a Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) foi eleita Presidente de Mesa, a Câmara Municipal de Silves foi eleita Vice-Presidente e a Câmara Municipal de Castelo Branco foi eleita Secretária. Já a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares foi eleita Presidente do Conselho Fiscal, enquanto que a Cooperativa Agrícola de Produtores de Batata de Semente de Montalegre CRL e a Orivázea, SA foram eleitas Vogais do referido Conselho Fiscal.
Sede provisória em Portalegre
A QUALIFICA, como o nome indica, tem como objectivos a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses e também dos seus produtores e território. Terá sede provisória na Fundação Robinson, em Portalegre.
A Associação funcionará de forma descentralizada, privilegiando o trabalho em rede e contando com interlocutores designados por cada Autarquia e Agrupamento de Produtores.
O seu trabalho desenvolve-se em 4 áreas fundamentais: Qualificação de produtos, produtores, exploração e estabelecimentos; Apoio técnico, jurídico e económico-financeiro aos agentes económicos aderentes; Promoção dos produtos e produtores nos diversos mercados locais, nacionais e internacionais; e Elaboração e discussão de regulamentos apropriados à dimensão de regulamentos apropriados à dimensão e tipo de cada actividade económica (licenciamento, higiene e segurança alimentar, trabalho sazonal, actividade artesanal, entre outros).
Podem ser membros da QUALIFICA as Autarquias, os Agrupamentos de Produtores e Gestores de Denominações de Origem Protegidas, de Indicações Geográficas Protegidas e de Especialidades Tradicionais Garantidas, os Agrupamentos de Produtores em Modo de Produção Biológico ou em Produção Integrada, as entidades públicas e privadas, nacionais, regionais ou locais de cariz sócio-cultural, económico ou profissional que se identifiquem com os objectivos da QUALIFICA. Podem ainda associar-se, em condições muito excepcionais, produtores isolados.
De acordo com o comunicado da Autarquia portalegrense, “algumas entidades não aderiram nesta ocasião por questões meramente formais ou circunstanciais”. © NCV

Sem comentários: