Valência de Alcântara inaugurou na passada semana um parque solar situado no local designado por Paraje los Barreros, juntando-se assim à longa lista de Municípios da Extremadura que apostam nas energias renováveis e as vantagens meio ambientais inerentes a estas fontes de energia.
A nova central solar de 1,00 MWp de potência produzirá mais de 2 milhões de kilovolts hora por ano, a produção necessária para abastecer o consumo eléctrico de 560 famílias. A produção desta energia ajudará, além disso, a reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera na medida em que deixam de ser emitidas mais de 2.000 toneladas de CO2 por ano.
Por ocasião da cerimónia de inauguração, a que esteve presente o Alcalde de Valência de Alcântara, Luís Cándido Moreno Morgado, Maria Junco Riera, administradora-delegada da empresa promotora Enerficaz, adiantou que “escolhemos Valência de Alcântara como localização por se tratar de uma das regiões de maior radiação solar de Espanha” e agradeceu os apoios recebidos da parte do Ayuntamiento.
Em resposta, Luís Cándido Moreno declarou a sua intenção de apoiar o desenvolvimento deste tipo de infra estruturas, compatíveis com as actividades tradicionais da zona, juntando-se assim Valência de Alcântara ao presente e ao futuro que representam estas energias renováveis.
Para a Enerficaz, o projecto é hoje uma realidade graças ao grupo de pequenos investidores que decidiram aplicar as suas poupanças nesta iniciativa. A central, que conta com 100 painéis, está a funcionar desde Julho passado. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário