6 de novembro de 2008

ULSNA organiza primeiras Jornadas de Cirurgia sobre cancro do cólon e do recto

O Serviço de Cirurgia da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) informou em comunicado que as primeiras Jornadas de Cirurgia da ULSNA (XVII Jornadas do Hospital Doutor José Maria Grande) terão lugar dia 29 de Novembro, às 9:30 horas, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.
Subordinadas ao tema do Cancro do Cólon e Recto, estas Jornadas contarão com a presença de vários especialistas nacionais (como o Professor Dr. José Crespo Mendes de Almeida, do IPO de Lisboa) e da vizinha Extremadura espanhola, que irão debater as diversas abordagens e perspectivas no combate ao cancro do cólon e recto, bem como os progressos efectuados no campo da cirurgia. O grande objectivo das Jornadas passa pela abordagem desta doença e pela sensibilização dos profissionais de saúde para esta temática. As Jornadas servirão também para verificar se os profissionais do Serviço de Cirurgia da ULSNA estão a agir em conformidade com o que diz respeito ao tratamento do cancro do cólon e recto.
De acordo com as estatísticas recentes da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, o cancro do cólon e recto contribui para cerca de 14,6% do total da mortalidade oncológica em Portugal (3319 falecimentos em 2005), sendo uma doença que tem vindo a registar um maior número de casos no nosso país desde a década de 80. A idade média das pessoas diagnosticadas com esta doença situa-se entre os 60 e os 70 anos, embora esta doença possa afectar pessoas de qualquer idade.
Factores de Risco
Alguns dos factores de risco que podem estar por detrás do aparecimento do cancro do cólon e recto prendem-se com a idade (mais de 90% dos diagnósticos são efectuados em pessoas com mais de 50 anos), a existência de pólipos no intestino grosso, a história familiar, o tabaco, o sedentarismo e o excesso de peso. Os principais sinais de alerta são a alteração dos hábitos intestinais, diarreia ou obstipação, presença de sangue nas fezes, sensação de que o intestino não esvazia totalmente, desconforto abdominal persistentes (gases ou abdomén volumoso, por exemplo), cansaço constante e perda de peso sem motivo aparente.
Ao mesmo tempo, e ainda de acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, o Cancro do Cólon e Recto é, potencialmente, o tumor maligno mais susceptível de ser prevenido: mais de 90% destes cancros têm a sua origem em pólipos benignos, que crescem e se desenvolvem no intestino durante 10-20 anos até se tornarem malignos, podendo a sua remoção atempada prevenir o Cancro do Cólon e Recto.
Prevenção do Problema
A comunidade médica alerta para a necessidade de se fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico com regularidade, combater o excesso de peso e proceder a exames médicos de rastreio, sobretudo a partir dos 50 anos de idade. Como forma de diagnóstico e rastreio do cancro do cólon e recto, para além dos exames físicos e clínicos habituais, deverão realizar-se o exame rectal digital ou toque rectal, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e/ou outros exames que permitam a visualização directa ou indirecta do cólon e do recto, como sendo o clister opaco, a recto-sigmoidoscopia flexível ou rígida e a colonoscopia.
As Jornadas de Cirurgia da ULSNA contam com o patrocínio cientifico da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, com o patrocínio da MSD, MoonSurge e Wyeth, apoio institucional da ULSNA e da Câmara Municipal de Portalegre e os apoios da Loading Ideias, Adega Cooperativa de Portalegre e Casa de Assumar.
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA),EPE engloba os Hospitais de Elvas e de Portalegre e os Centros de Saúde do Distrito. Está ainda em processo de formação e organização, e tem como principal objectivo assegurar os cuidados de saúde da população de forma integrada. © NCV

Sem comentários: