14 de novembro de 2008

Vinhos Alentejanos e Extremenhos disputaram Prémios Arabel em Don Benito

O VII Encontro de Vinhos Alentejo-Extremadura, que decorreu este fim-de-semana em Dom Benito, Badajoz, foi um sucesso para os vinhos portugueses em concurso.

A delegação portuguesa, viu os seus vinhos serem contemplados com seis Arabel d’ Oro 2008 e mais seis de prata, os vinhos da Extremadura conseguiram cinco Arabel d’ Ouro e cinco de Prata, uma vez que não concorreram à categoria Branco Maduro, num certame organizado em parceria pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE) e pela Junta de Extremadura.

As 24 adegas alentejanas concorreram com 63 vinhos e as 26 adegas extremenhas com 106 néctares.

O Arabel d’ Ouro conta com 6 categorias (Branco Jovem, Tinto Jovem, Tinto com 3 a 6 meses de estágio em barrica, e Tinto com mais de 6 meses de estágio em barrica) por região (Alentejo e Extremadura), cada uma com três distinções: Ouro, Prata e Menção de Honra. Os portugueses arrecadaram 12 medalhas e 6 menções honrosas. Já os espanhóis, obtiveram 15 prémios, já que não concorreram à categoria de Branco Maduro.

A designação Arabel resulta do casamento entre as castas mais importantes de cada região: Aragonês, para o Alentejo, e Cencibel, para a Extremadura.

Segundo as enólogas Susana Protásio e Cristina Alcalá, «a qualidade dos vinhos a concurso foi de nível apreciável», o que demonstra que um dos principais objectivos destes encontros, a promoção dos produtos e produtores destas duas regiões, está a ser alcançado. © NCV

Sem comentários: