31 de janeiro de 2009

Acção do programa “Plantabosques” da Adenex planta mais 3 000 sobreiros e azinheiras na Serra de São Paulo

Concretiza-se amanhã Domingo dia 1 de Fevereiro o programa de voluntariado ambiental "Plantabosques", organizada pela associação extremenha ADENEX (Associação para a Defesa da Natureza e os Recursos da Extremadura), que este ano se inicia assim na Serra de S. Mamede, em Castelo de Vide e Marvão. Recorda-se que, como o NCV noticiou, a data inicial desta acção teve de ser adiada por razões ligadas às condições meteorológicas.
De acordo com informação do Município no seu sítio Internet, terá lugar a plantação de cerca de 3 000 árvores na Serra de São Paulo. “Para esta plantação foram escolhidas apenas espécies autóctones: o sobreiro e a azinheira” – adianta a mesma fonte.
13 000 árvores já plantadas
”Com esta plantação Castelo de Vide eleva assim para 13 000 o número de árvores plantadas na Serra de São Paulo nas sucessivas campanhas de reflorestação que têm vindo a realizar-se”. São esperados cerca de 100 voluntários espanhóis, a que se juntariam os portugueses, para reflorestar com árvores de espécies autóctones diversos locais que, por diversas razões (entre elas os incêndios), perderam a sua vegetação natural.
A realização desta acção começa hoje no concelho de Marvão e nela participam nos dois dias, para além dos voluntários espanhóis, elementos e dirigentes do Parque Natural da Serra de S. Mamede, APENA – Associação de Profissionais Educação do Norte Alentejano, das Câmaras Municipais de Marvão e de Castelo de Vide, da ASPEA e do Governo Civil de Portalegre.
A Adenex prossegue o programa “PlantaBosques” por toda a Extremadura espanhola com acções de fim-de-semana até 20-22 de Março. © NCV

Sem comentários: