26 de janeiro de 2009

Bombeiros Voluntários organizam Sábado
Jornadas Técnicas no Cine-Teatro

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide organiza no dia 31 de Janeiro umas “Jornadas Técnicas” operacionais, que decorrerão durante todo o dia nas instalações do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. O evento traz a Castelo de Vide diversas autoridades e responsáveis de várias corporações de bombeiros voluntários, quer do Norte Alentejano quer de algumas outras regiões do país.
O esboço de programa já divulgado aponta como temas principais os seguintes: intervenção em unidades hospitalares e lares de idosos, planos prévios de intervenção, formação e treino como factor de operacionalidade e segurança e prevenção como factor de natureza operacional. A iniciativa conta com também o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Segurança e prevenção
Os trabalhos abrem com um painel sobre “Segurança e prevenção como factor de natureza operacional” moderado pelo Comandante Luís Costa, do CODIS de Portalegre, e em que intervêm António Amaro (A Segurança nas Organizações Sociais), o enfermeiro Jorge Marques, da ULSNA (Segurança e prevenção em unidades hospitalares), Filipe Mariquito, do CDOS de Portalegre (Segurança e prevenção em lares de idosos) e o Comandante Alcino Marques, do CODIS de Setúbal ( Intervenção dos bombeiros no papel da segurança e prevenção).

Planos intervenção
O comandante Mário Cerol, dos Bombeiros de Alcobaça coordena um segundo painel sobre “Planos prévios de intervenção – Elaboração e treino”, que conta com apresentações sobre “Como elaborar um Plano Prévio” (Comandante Jorge Pereira, dos BV de Monforte), “Como efectuar um simulacro” (Comandante Pedro Rabaça, dos BV de Castelo de Vide) e “Como analisar a operacionalidade” (Comandante Sílvia Félix, dos BV de Nisa).
Formação e operacionalidade
Depois de um almoço de confraternização entre os participantes o castelovidense comandante Rui Conchinha, do CDOS de Portalegre dirige os trabalhos de um terceiro e último painel sobre “Formação e treino como factor de operacionalidade”, no qual serão intervenientes o Chefe António Raimundo dos BV de Castelo de Vide (Formação dos funcionários de lares), o Comandante José Ferreira dos BV de Alter do Chão (Formação dos bombeiros) e José Luís Bucho, da Protecção Civil de Setúbal, que falará sobre a “Formação dos diversos agentes de protecção civil”.
© NCV


Sem comentários: